“Manhattan”

Ao longo do mês de abril, diversos filmes serão exibidos como parte da programação dos ciclos que acontecem no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas.

Destaque para os ciclos “Clássicos no MIS”, exibindo e discutindo filmes que marcaram a história do cinema; “Cinema & Literatura”, sempre exibindo a adaptação cinematográfica de uma obra literária; e a “Revisão do Cinema Brasileiro”, recuperando as principais obras da filmografia nacional.

Todas as sessões são gratuitas e seguidas de debate.

Veja abaixo a programação completa:

Ciclo Cineclubista Woody Allen
Curadoria Roberta Klink

Terça-feira, 03 de abril, 19h30
NOIVO NEURÓTICO, NOIVA NERVOSA (ANNIE HALL)
Direção: Woody Allen
Sinopse: Alvy Singer (Woody Allen), um humorista judeu e divorciado que faz análise há quinze anos, acaba se apaixonando por Annie Hall (Diane Keaton), uma cantora em início de carreira com uma cabeça um pouco complicada. Em um curto espaço de tempo eles estão morando juntos, mas depois de um certo período, crises conjugais começam a se fazer sentir entre os dois.
EUA, 1977, 93 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

Ciclo ECCOS em movimento: A Formação do Ser e do Saber II
Curadoria Associação ECCOS

Sábado, 7 de abril, 17h
QUANDO SINTO QUE JÁ SEI
Produção:DESPERTAR FILMES
Direção: Antonio Sagrado, Raul Perez, Anderson Lima.
“Quando sinto que já sei” registra práticas educacionais inovadoras que estão ocorrendo pelo Brasil. A obra reúne depoimentos de pais, alunos, educadores e profissionais de diversas áreas sobre a necessidade de mudanças no tradicional modelo de escola.Projeto independente, o filme partiu de questionamentos em relação à escola convencional, da percepção de que valores importantes da formação humana estavam sendo deixados fora da sala de aula. Brasil, 2014,78min, Classificação indicativa: Livre.

Ciclo Aula de Cinema
Curadoria Ricardo Pereira

Sábado, 7 de abril, 19h30
O TESOURO DE SIERRA MADRE
direção: John Huston
Sinopse: Baseado na obra de B. Traven, acompanhe a história de Dobbs e Curtin, que se conheceram no México, onde fizeram um trabalho temporário juntos. Um velho minerador os convence a gastar o dinheiro comprando equipamentos para mineração, pois com sua experiência, eles poderiam ganhar muito mais do que têm atualmente. É um filme sobre a ganância e o que as pessoas fazem por dinheiro. EUA, 1948. Preto e Branco, 126 min. Não recomendado para menores de 12 anos.

“Os Boas-Vidas”

Ciclo Clássicos no MIS
Curadoria Ricardo Pereira

Segunda-feira, 09 de abril, 19h30
OS BOAS-VIDAS
direção: Federico Fellini
Sinopse: Em Rimini, uma pequena cidade italiana, Moraldo, Alberto, Fausto, Leopoldo e Riccardo formam um grupo que nada mais faz do que passar o seu dia-a-dia em farras. São sustentados pelos pais e não têm vontade nenhuma de trabalhar. No entanto, esse modo de vida está com os dias contados. Italia, 1953. Preto e branco, 101 min. Classificação indicativa: Livre.

Ciclo Sessão da tarde especial
Curadoria Andreia Reis e Ricardo Pereira

Terça-feira, 10 de abril, 14h
VIVA! – A VIDA É UMA FESTA
Direção: Lee Unkrich
Sinopse: Miguel é um menino de 12 anos que quer muito ser um músico famoso, mas precisa lidar com sua família, que desaprova seu sonho. Determinado a virar o jogo, ele acaba desencadeando uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos.Vencedor de 2 Oscars (Animação e Canção Original). EUA, 2017. Colorido, 109 min. Classificação indicativa: Livre.

Ciclo Cineclubista Woody Allen
Curadoria Roberta Klink

Terça-feira, 10 de abril, 19h30
MANHATTAN
Direção: Woody Allen
Sinopse: Um conhecido diretor e roteirista de comédias (Woody Allen) vai meio a contragosto a um seminário no Hotel Stardust. Enquanto os fãs desejam que ele continue fazendo comédias (apesar dele não se sentir engraçado), enfrenta uma platéia adversa a ele. A partir daí, o cineasta começa a fazer uma retrospectiva de seus trabalhos e seus romances. EUA, 1979, 96min. Não recomendado para menores de 14 anos.

CINECLUBE OUTUBRO
“Outros outubros virão outras manhãs plenas de sol e de luz” – (Milton Nascimento / Fernando Brant / Marcio Borges/ Música: O que foi feito de (Vera)

Sexta-feira, 13 de abril, 19h30
CAPITÃES DE ABRIL
Direção: Maria de Medeiros
Sinopse: Uma canção serve de senha para o início da Revolução dos Cravos em Portugal. Em uma noite de abril do ano de 1974, militares se unem a civis para colocarem abaixo o regime fascista em Portugal, focando na trajetória de dois jovens militares. .Portugal, França,Espanha,Itália 2000, 123 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

“One plus One”

Ciclo Cine 68
Neste ano, de olho nos 50 anos das reviravoltas políticas/culturais de 1968,o blog Lanterna: Boletim de Arte Revolucionária irá exibir filmes realizados no calor daquele curto período em que a imaginação tomou o poder. São filmes cujas propostas estéticas emergem do clima de rebelião frente à civilização capitalista.

Sábado, 14 de abril, 17h
ONE PLUS ONE / SYMPATHY FOR THE DEVIL
Direção: Jean-Luc Godard
Sinopse: O importante cineasta francês Jean-Luc Godard, um dos fundadores da Nouvelle Vague, dirige este documentário sobre os britânicos The Rolling Stones, banda criada nos anos 1960, ícone da contra-cultura. Sympathy for the Devil é uma canção da banda britânica de rock , The Rolling Stones, lançada como a faixa de abertura de seu sétimo álbum de estúdio, Beggars Banquet, de 1968. Ela foi escrita por Mick Jagger e creditada a Jagger e Richards. O diretor analisa outras banda influentes, o papel da mídia, a sociedade tecnocrata, a liberação feminina e a força da linguagem. O filme foi feito um mês depois do Maio de 68. Registro histórico que revela aspectos importantes que marcaram uma geração,. Reino Unido, 1968, 100 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

Ciclo Aula de Cinema
Curadoria: Ricardo Pereira

Sábado, 14 de abril, 19h30
UMA RUA CHAMADA PECADO
Direção: Elia Kazan
Sinopse: Blanche (Vivien Leigh) vai visitar a irmã grávida em Nova Orleans em busca de um lugar para morar, já que, após seduzir um jovem de 17 anos, ela foi expulsa da sua cidade natal. Sua chegada afeta fortemente a vida da irmã, a do cunhado e a sua também. EUA, 1951. Preto e branco, 127 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

Ciclo CineMulher

Segunda-feira, 16 de abril, 19h30
A NAÇÃO QUE NÃO ESPEROU POR DEUS
Direção: Lucia Murat e Rodrigo Hinrichsen
Sinopse: Em 1999, Lucia Murat filmou ‘Brava Gente Brasileira’, um filme de época que contou com a participação dos índios Kadiwéu, que vivem no Mato Grosso do Sul. ‘A Nação Que Não Esperou Por Deus’ é um documentário sobre essa tribo, feito em 2013/2014 pela mesma cineasta, com a co-direção de Rodrigo Hinrichsen. Nesses 15 anos, a luz elétrica chegou à aldeia, e com ela a televisão, as novelas e todo o mundo do entretenimento. Diferentes igrejas evangélicas se estabeleceram na reserva, todas liderados por pastores índios. Ao mesmo tempo, os Kadiwéu voltaram a lutar pela demarcação de suas terras, retomando áreas em mãos de pecuaristas. A produção procura mostrar esses diferentes caminhos. Brasil, 2015, 89min. Não recomendado para menores de 14 anos.

Ciclo Sessão da tarde especial
Curadoria Andreia Reis e Ricardo Pereira

Terça-feira, 17 de abril, 14h
DIÁRIOS DE MOTOCICLETA
Direção: Walter Salles Jr.
Sinopse: Antes de começar seu último semestre de Medicina, Ernesto “Che” Guevara (Gael García Bernal) viaja com seu amigo Alberto Granado (Rodrigo De la Serna) do Brasil ao Peru de motocicleta. Os dois veem de perto as disparidades da América do Sul, encontrando camponeses pobres e observando a exploração do trabalho por industrialistas ricos. Ao chegar em uma colônia de leprosos no Peru, Ernesto percebe que seus valores haviam mudado. Brasil/EUA/Argentina/Peru/Colorido, 126 min. Não recomendado para menores de 12 anos.

Ciclo Cineclubista Woody Allen
Curadoria Roberta Klink

Terça-feira, 17 de abril, 19h30
MEMÓRIAS
Direção: Woody Allen
Sinopse: Um conhecido diretor e roteirista de comédias (Woody Allen) vai meio a contragosto a um seminário no Hotel Stardust. Enquanto os fãs desejam que ele continue fazendo comédias (apesar dele não se sentir engraçado), enfrenta uma platéia adversa a ele. A partir daí, o cineasta começa a fazer uma retrospectiva de seus trabalhos e seus romances. EUA, 1980, 90min. Não recomendado para menores de 12 anos.

“O Bandido da Luz Vermelha”

Ciclo “Revisão do Cinema Brasileiro”
Curadoria Ricardo Pereira

Sexta-feira, 20 de abril, 19h30
O BANDIDO DA LUZ VERMELHA
Direção: Rogério Sganzerla
Sinopse: História inspirada nos crimes do conhecido assaltante João Acácio Pereira da Costa, o `Bandido da Luz Vermelha’, que assalta residências, realiza fugas ousadas e gasta o dinheiro de forma extravagante. Encurralado, ele recorre a medidas extremas. Brasil, 1968. Preto e branco, 92 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

Ciclo Diversidade Sexual
Curadoria Cineclube Purpurina

Sábado, 21 de abril, 17h
120 BATIMENTOS POR SEGUNDO
Direção: Robin Campillo
Sinopse:O filme retrata o grupo ativista Act Up, na França no inicio da década de 90, que luta para que a sociedade reconheça a importância de politicas publicas de prevenção e tratamento da Aids e implante tais politicas. O diretor consegue, através da história deste grupo, retratar um amplo painel do cenário homossexual da época, mostrando o cotidiano dos membros do grupo, sem estereotipa-lo. França, 2017. 143min. Não recomendado para menores de 16 anos

Mostra: “O CINEMA CONTEMPORÂNEO LATINO-AMERICANO”
Curadoria Cineclube Invert

“El Topo”

Sábado, 21 de abril, 19h30
EL TOPO
Direção: Alejandro Jodorowsky
Sinopse:El Topo é um pistoleiro errante que abandona seu filho de sete anos para empreender uma jornada pelo deserto, onde vivem quatro grandes mestres da pistola. Após localizá-los e enfrentá-los em insólitos duelos, ele é baleado gravemente por uma misteriosa mulher. Socorrido por uma legião de defeituosos físicos que vivem à margem da sociedade, é levado para dentro de uma caverna onde é tratado como um Deus, até despertar de seu torpor. Junto com uma anã decide mendigar numa cidade, fazendo shows de mímica para levantar dinheiro e cavar um túnel que permita aos habitantes paralíticos da caverna saírem de lá com maior facilidade. Porém, novos obstáculos cruzarão o caminho do ex-pistoleiro, desde moradores indignados com a liberdade dos excluídos, até seu filho, já adulto, que anseia encontrá-lo para matá-lo. México, 1970, 125min. Não recomendado para menores de 16 anos.

Cineclube Poeira
Curadoria João Antonio Buhrer / Carlos Tavares

Segunda-feira, 23 de abril, 19h30
O MENINO DE CALÇA BRANCA
Direção: Sergio Ricardo
Sinopse: A história gira em torno de um menino favelado que realiza seu sonho ganhando uma calça branca no Natal. Vestido com ela sai pelos caminhos do morro. Com cuidado para não sujá-la evita as brincadeiras com os companheiros e busca o asfalto para mover-se mantendo-a limpa. O filme tem roteiro, música e direção de Sergio Ricardo, montagem de Nelson Pereira dos Santos e fotografia de Dib Lutfi. O filme foi exibido no Festival de Karlov-Vary, Tchecoslováquia, 1962; ficou em Segundo lugar no Festival de São Francisco, Califórnia, 1962; recebeu o Prêmio Governador do Estado da Guanabara, em 1963, além do Prêmio Berimbau de Prata no I Fesival de Cinema da Bahia, no ano de 1962. Brasil, 1961, preto e branco, 24min. Classificação indicativa: Livre.

Ciclo “Sessão da Tarde”
Curadoria: Andreia Reis e Ricardo Pereira

Terça-feira, 24 de abrll, 14h
A FESTA DE DESPEDIDA
direção: Sharon Maymon e Tal Granit
Sinopse: Grupo de idosos israelenses moradores de um asilo criam uma máquina de eutanásia para ajudar amigos em estado terminal. Israel, 2015.
Colorido, 95 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

Ciclo Cineclubista Woody Allen
Curadoria Roberta Klink

Terça-feira, 24 de abril, 19h30
ZELIG
Direção: Woody Allen
Sinopse: Um pseudo-documentário sobre a vida de Leonard Zelig (Woody Allen), o homem-camaleão, que tinha o dom de modificar a aparência para agradar as outras pessoas. EUA, 1983, 89 min. Não recomendado para menores de 12 anos.

Ciclo Diversidade Cultural, outras linguagens; outros olhares
Curadoria Adriano de Jesus

Sexta-feira, 27 de abril, 19h30
ALMAS SILENCIOSAS
Direção: Aleksey Fedorchenko
Sinopse: Quando Miron perde a sua esposa Tanya, ele pede ao melhor amigo Aist para realizarem juntos os rituais funerários da antiga tribo Merja, no intuito de respeitar a vontade da falecida. Entre os costumes encontra-se ocultação do cadáver, para que ninguém além dos dois veja Tanya morta, e também a celebração do enterro no mesmo local onde foi realizada a lua de mel. Durante a viagem até a margem de um riacho, onde deve ser enterrado o corpo, Miron revela os segredos mais íntimos com a esposa, e Aist também compartilha as suas lembranças. Logo, o viúvo percebe que não foi o único homem apaixonado por Tanya. Almas Silenciosas venceu quatro prêmios no festival de Veneza em 2010, incluindo o prêmio FIPRESCI, atribuído pela crítica internacional. O drama também recebeu os prêmios de melhor diretor e melhor roteiro no festival de Mar del Plata em 2010, e levou o prêmio de melhor roteiro no Asia Pacific Screen Awards e no Nika Awards, ambos em 2011. Russia, 2010,78min. Não recomendado para menores de 14 anos.

Sábado, 28 de abril, 17h
OS 92 MINUTOS DO SR. BAUM
Direção: Assi Dayan
Sinopse: O que um homem faria se descobrisse ter apenas mais 92 minutos de vida? O publicitário Mr. Baum (Dayan) esquece a própria família para dedicar-se exclusivamente a uma campanha de óculos de sol. No entanto, é obrigado a reaver sua decisão, depois que um médica diagnostica que ele tem apenas 90 minutos de vida, devido a um grave tumor em seu cérebro. Enquanto o pobre Sr. Baum tenta fazer alguma coisa útil com o tempo que lhe resta, o espectador é bombardeado por evidências de que a vida dele, assim como a de seus semelhantes, é vazia.Israel, 1997, 92min. Não recomendado para menores de 14 anos.

“A Terra Treme”

Ciclo “Aula de Cinema”
Curadoria: Ricardo Pereira

Sábado, 28 de Abril, 19h30
A TERRA TREME
Direção: Luchino Visconti
Sinopse: Logo após a Segunda Guerra Mundial, um jovem pescador, junto com a sua família, se revolta contra a exploração que sofre dos seus superiores no porto de Catania, na Sicília. Eles então hipotecam a casa e fundam seu próprio comércio para tentar escapar dos patrões. Só que sem conseguir ajuda de ninguém, eles vão se deparar com muitas dificuldades, e descobrir que a realidade desse modo é ainda mais dura. Itália, 1948. Preto e Branco, 160 min. Não recomendado para menores de 14anos.

Cineclube Poeira
Curadoria João Antonio Buhrer / Carlos Tavares

Segunda-feira, 30 de abril, 19h30
EPIDEMIA DE CORES
Direção: Mario Eugênio Saretta
Sinopse: Uma reflexão sobre arte, saúde mental e direitos humanos. O documentário registra participantes e coordenadores da Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro, antigo Hospício da Cidade de Porto Alegre. Brasil, 2016, 71min. Não recomendado para menores de 14anos.