.Por Eliane Honorato.

As ações sociais têm levado para muitas pessoas e famílias, por meio dos trabalhos solidários, a uma nova forma de enxergarem a vida, valorizando e incentivando a acreditarem em um mundo melhor. É nesse objetivo que foi fundado o projeto Papo Reto que teve início no Jardim Eulina há 7 anos.

Hoje, o projeto realiza trabalhos também em outros lugares. Todo o mês fazem ações sociais em bairros e escolas que precisam dessas contribuições. Para eles ajudar o próximo é um ato que além de valorizar o indivíduo torna vivo o sentimento de amor e esperança.

Trabalhos beneficentes que foram presenciados pelos moradores da Comunidade Vila Paula, em Campinas, no domingo, 25. Entre as programações as famílias contaram com cabeleireiro, advogado, as crianças brincaram no pula-pula, ganharam sovertes e algodão doce, assistiram uma apresentação de fantoche e musical, além de receberem doações de alimentos, roupas, sapatos e uma palavra de esperança.

Cristiano Aparecido Mateus é um dos idealizadores desse projeto. Ele explica o objetivo de realizar esse bem para essas famílias. “A finalidade é interagir com a comunidade fazer um trabalho social, porque é uma área carente, muitas famílias aqui desempregadas passando necessidade. Então, o objetivo do projeto Papo Reto é trazer alimentos, hoje mesmo trouxemos alimentos, roupas para a comunidade”, relata.
Para ele, levar o amor é o mais importante. O projeto não possui patrocinadores. Os recursos para realizarem os eventos são levantados através de vendas de pizzas, adesivos contra as drogas e alguns CD’s.

Profissionais da área de Direito e cabeleireiro contribuem com trabalhos voluntários. Ele acredita que é uma oportunidade de apresentar um caminho de fé e esperança. “Nós somos evangélicos. Fazemos um trabalho social e nosso objetivo é falar do amor de Jesus. Ao mesmo tempo uma prevenção contra as drogas. A gente sabe que as drogas hoje têm destruído a vida de muitos jovens, muitas famílias. Então, o objetivo do projeto Papo Reto são vários fatores que eu falei aqui. É ajudar a comunidade de uma forma em geral devido à falta de apoio dos nossos governantes que não tem atendido a população a altura. Mas a gente na medida do possível com amor e carinho, vem apoiando interagindo com as comunidades de Campinas e da região”, disse.

Agnaldo de Castro Moreira Ramos, conhecido também como Bubo Maguila, é um dos idealizadores desse projeto e conta o que essas ações significam para essas famílias. “Ele traz esperança. O projeto Papo Reto nasceu no Jardim Eulina há mais de sete anos e hoje já estamos há mais de cinco anos em várias comunidades. Saímos do Jardim Eulina, não que nós não fazemos lá, mas agora nós não estamos focando em um bairro, mas focando em várias comunidades. Muitas pessoas que não tem esperança a gente tenta trazer uma palavra de amor, conforto para que realmente o amanhã deles seja totalmente diferente”, explica.

Oportunidade também de mostrar como são e vivem as pessoas que moram nessa comunidade como explica uma das moradoras, Vânea Aparecida Soares da Silva “Traz benefícios pra gente, para nossa comunidade, a gente fica com a mente mais aberta com o que está acontecendo lá fora. O pessoal vem até a gente porque tem um certo interesse em nos conhecer de saber, a gente não é aquelas pessoas que tão trajando lá fora que aqui só tem ladrão, que aqui só tem gente que não presta, que aqui as crianças são todas mal-educadas, aqui não tem nada disso. Tem os bons e tem os ruins. Cabe a nós ficarmos do lado da pessoa certa”, explica.

Ela conta que as crianças também recebem apoio de um treinador de futebol que mora na comunidade e incentiva a praticarem esse esporte. “Aqui tem o clubizinho de futebol. Meu marido é o treinador, todo sábado tem treino, a gente pega as crianças, a gente põe as crianças para limparem as próprias sujeiras que eles mesmo fazem no campo. Significa que tem educação, porque se você suja e você não limpa você cresce sendo uma pessoa desorganizada. Então, as crianças limpam, as crianças gostam, as crianças ajudaram a montar as tendas aqui, ajudaram na limpeza, estão aqui presentes. Esse benefício é muito importante pra gente”, disse.

Paulo Cesar Santos, morador da comunidade Vila Paula, relata com gratificação o que representa para ele e os demais da comunidade trabalhos sociais feitos como o projeto Papo Reto. “Esse evento é para a nossa comunidade, não só pra mim, mas para toda comunidade ele traz uma sensação de não abandono. Pessoas de ONG, o pessoal do Papo Reto vem aqui nos proporcionar essa tarde maravilhosa com sorvete, corte de cabelo, assunto muito bacana, tirar dúvidas com advogados. Então, dá uma sensação de apoio, uma sensação de não abandono e de saber que tem pessoas que ainda se mobilizam com a comunidade, com as pessoas carentes que somos nós”, explica.

Além de contribuir dando oportunidade para as crianças aprenderem um esporte, ele também apoia os demais moradores ajudando na luta para terem suas necessidades atendidas. “Estou aqui no Vila Paula lutando pra que a gente consiga uma moradia, que a gente consiga um espaço, que a gente seja reconhecido como pessoas verdadeiramente necessitadas e queremos ser atendidos pelos nossos órgãos capazes de nos darem uma moradia, de nos darem uma vida descente e digna que eu acho que todo mundo merece”, disse.
Voltar aos locais que já deram suporte e continuarem apoiando com suprimentos é um dos focos do projeto Papo Reto. Pois eles desejam mostrar não apenas em um dia a importância que cada um possui, mas apresentar um verdadeiro apoio estando sempre presente com ações de solidariedade.