Formado por Philippe Baden Powell no piano, Rubinho Antunes no trompete, Bruno Barbosa no contrabaixo e Daniel de Paula na bateria, o grupo Ludere lança o disco “Retratos” com composições próprias que trafegam por vertentes do jazz contemporâneo em apresentação única neste sábado (17), às 16h30, no Teatro do Sesc Campinas.

O Ludere, quarteto criado em 2015, chega ao seu segundo disco, intitulado Retratos. O trabalho conta com oito composições criadas pelos integrantes do grupo.

Ludere é a palavra latina para os verbos brincar, jogar, expressar e também tocar. Foi o nome escolhido pelo quarteto para dar nome ao primeiro disco do grupo lançado em 2016 e que resume muito bem o espírito da união dos músicos que, em apenas um ano de encontros para ensaios e shows, já registrou dois discos.

O grupo nasceu a partir da amizade musical entre Philippe Baden Powell e Rubinho Antunes, quando se conheceram em Paris, na França, em 2011. No Brasil se juntaram aos jovens músicos Bruno Barbosa, de Ribeirão Preto (SP) e Daniel de Paula, de Santo André (SP) para um projeto de alguns shows pelo país, que acabou resultando na criação do quarteto e do disco de estreia.

O primeiro trabalho ganhou repercussão positiva entre a crítica especializada em 2016 e rendeu turnês por alguns festivais do Brasil, apresentações no circuito SESC e também convites para apresentações no exterior, que devem acontecer em 2018.

Com o segundo disco Retratos, lançado no final do primeiro semestre de 2017, o quarteto Ludere amadurece a ideia inicial do primeiro trabalho, com composições que trafegam pelas diferentes vertentes do jazz contemporâneo, tendo a música brasileira como pano de fundo. Os músicos se dividem na autoria das oito composições que fazem parte do disco. Retratos ainda conta com a participação da cantora Vanessa Moreno e do guitarrista Vinícius Gomes e de um quarteto de cordas, arranjado pelo trompetista Rubinho Antunes em três faixas do disco.

Sempre presente nas apresentações do Ludere, o repertório de Baden Powell ganha destaque nos shows do grupo com releituras inovadoras que ressaltam a inventividade dos temas do compositor, pioneiro no modo de trabalhar os motivos da tradição afro-brasileira dentro do samba e do jazz.

Os ingressos, com valores a partir de R$ 5, podem ser adquiridos através do Portal do Sesc e nas bilheterias das unidades. (Carta Campinas com informações de divulgação)