Os vereadores de Valinhos, na Região Metropolitana de Campinas (RMC) aprovaram nesta terça-feira, 13, a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar possíveis irregularidades no concurso público do Valiprev, que está suspenso desde dezembro do ano passado. O pedido de abertura da CPI foi assinado por todos os vereadores.

Os parlamentares alegam haver suspeitas de favorecimento de dois candidatos que foram aprovados em primeiro lugar para os cargos de Analista de Benefícios Previdenciários e Assessor Jurídico. Ambos são parentes do ex-vereador Juninho Andrade (PSD), que pertence ao mesmo partido do presidente do Valiprev à época, Wilson Ventura.

No documento, eles afirmam que também há dúvidas com relação à idoneidade da empresa INDEC, que foi a responsável pela organização do concurso. Segundo eles, existem processos em outras cidades do interior para apurar a conduta da empresa na condução dos certames. “Havendo liminares determinando a suspensão dos concursos naqueles municípios, soma-se à coincidência dos candidatos aprovados a suspeição da idoneidade de quem possui apontamentos de irregularidades referendados pelo Ministério Público”, afirmam no pedido.

A primeira reunião já foi marcada para esta quinta-feira, dia 29, às 9h. O prazo para a conclusão dos trabalhos da CPI será de 180 dias, podendo ser prorrogado caso seja necessário.(Carta Campinas com informações de divulgação)