Na próxima sexta-feira e sábado, 16 e 17 de março, o Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe diferentes performances para lembrar o Dia Mundial do Teatro do Oprimido.

Para marcar o aniversário de nascimento de Augusto Boal (1931-2009) – diretor, dramaturgo e ensaísta brasileiro, uma das grandes figuras do teatro contemporâneo –, o Núcleo Ascese de Teatro do Oprimido preparou uma noite especial com as performances “Meia Hora: um rádio espetáculo pelo fim da violência contra as mulheres”, “Madalenas Ascese”, “As Pec’s do Fim do Mundo”, “Palhaço “Arvreto” e “Samba de Bumbo”, que serão apresentadas na sexta-feira, 16.

A data também registra o Dia Mundial do Teatro do Oprimido, método praticado em mais de 70 países e que expressa, através da estética teatral, as contradições presentes na dialética oprimido-opressor, buscando transformações sociais concretas e continuadas.

No sábado, 17, o coletivo Nopok apresenta o espetáculo “Carrilhão”. A peça conta a história dos mercadores de todos os tempos e lugares. Mascates de hoje, de ontem e de amanhã. Aborda o encantamento pelas palavras e pelas ações, e do feitiço inerente a um bom vendedor. Pontua o valor das trocas e dos encontros que se estabelece nas negociações.

O espetáculo é uma fusão das linguagens do circo e do teatro, a dupla de artistas se desdobra entre diversos personagens e narrativas, trazendo alegorias de diferentes culturas e épocas. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Performances – Dia Mundial do Teatro do Oprimido
Quando: sexta, 16 de março, 19h30
Onde: Centro Cultural Casarão (Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato s/n – Barão Geraldo).
Retirada de senha meia hora antes do espetáculo
Classificação indicativa: 16 anos
Entrada gratuita

Espetáculo “Carrilhão”
Quando: sábado, 17 de março, 19h30
Onde: Centro Cultural Casarão (Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato s/n – Barão Geraldo).
Retirada de senhas a partir das 18h
Classificação indicativa: 16 anos
Entrada gratuita