Ícone do site CartaCampinas

Campinas terá hoje atos em memória da vereadora Marielle Franco, do PSOL do Rio

Campinas terá hoje pelo menos dois Atos em memória da vereadora, Marielle Franco, do PSOL do Rio de Janeiro, e contra o genocídio da população negra no Brasil. Um será às 15h30 no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp e outro às 18h, no Largo do Rosário, região central de Campinas.

A vereadora Marielle Franco, do PSOL, e o motorista, Anderson Pedro Gomes, foram executados com uma metralhadora na Rua Joaquim Palhares, Região Central do Rio, na noite desta quarta-feira (14).   No dia 11 de março, três dias antes de ser assassinada, Marielle Franco denunciou a PM por assassinatos e truculência na favela de Acari.

Veja informações sobre os Atos em Campinas

Marielle, presente!

Na noite desta quarta-feira a vereadora Marielle Franco foi executada, na região central do Rio de Janeiro, junto com Anderson Pedro Gomes que dirigia o carro alvejado.

Assim como quando as mulheres negras se movimentam, toda a sociedade se movimenta, também quando uma mulher negra é assassinada todos somos atingidos. Marielle Franco era a mulher mais votada do Rio de Janeiro, negra, cria da Maré, socióloga e militante dos direitos humanos, seu mandato atuou na defesa do povo preto e favelado, contra os abusos do Estado. Nos últimos dias havia denunciado os abusos da PMERJ na favela do Acari, além de ser a relatora da Comissão de Acompanhamento da intervenção federal no Rio.

E sua memória ficará em nossos corações e em nossa memória. Mais uma mulher negra assassinada! Mulher negra que ousou ocupar a política institucional. Mulher negra que sonhou com um mundo justo e solidário. Mulher negra que subiu e puxou várias para o seu lado. Mulher negra corajosa que nunca se calou. Como ela mesma dizia, “eu sou, porquê nós somos”.

Vamos transformar luto em luta! Não aceitaremos que a voz de Marielle seja calada por esse brutal assassinato, não aceitamos nenhuma mulher negra a menos!

Haverá também ato na UNICAMP organizado pelo Núcleo de Consciência Negra da Unicamp e depois se somarão ao ato no centro de Campinas:

LOCAL: Escadarias do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Unicamp.

Sair da versão mobile