.Por Vinicius Fonseca.

O acesso a informação é uma das armas mais eficazes no combate às desigualdades, ainda mais com a discrepância entre o ensino público e o privado.

Com a qualidade da educação pública comprometida em muitos casos, o acesso à internet pode vir a suprir, não completamente, essa lacuna na educação.

Um exemplo é a plataforma criada pelo MEC que surge como uma alternativa aos cursinhos, com videoaulas e exercícios, no mesmo exemplo temos também os programas de língua estrangeira que possuem o mesmo formato de plataforma digital. Não podemos esquecer também de plataformas como o Domínio Público, que disponibilizam obras gratuitas em diversos formatos para quaisquer finalidades.

Não somente esses cursos e plataformas são as existentes, assim como também as próprias universidades apresentam cursos online para qualquer pessoa com acesso à internet. Wesley Satelis, 22, estudante de estatística da Unicamp, supriu a necessidade de aprender programação através da plataforma Edx, que disponibiliza cursos de várias faculdades do mundo, como Harvard por exemplo. “Tinha muito interesse no assunto, mas sem tempo e dinheiro para realizar, fora a oportunidade de ter um certificado da Yale”, disse.

Outro público beneficiado com os cursos EAD são os concurseiros, como fala Luis da Costa, 32, engenheiro eletricista, que pretende ser analista fiscal da Receita Federal. “Por ser mais barato, e não ter o custo de deslocamento, optei por realizar cursos a distância, sem contar o conforto de estar em casa”, afirma. Rogério já concluiu cinco cursos online, e contou com materiais de apoio como videoaulas e apostilas em pdf, fora o tira dúvidas com os professores.

Outra vantagem citada por Rogério foi poder escolher os melhores professores de cada área, coisa que não seria possível de se realizar num curso presencial já que a escola teria sua equipe de professores já formada. “Foi possível escolher os melhores professores de cada disciplina, sem a necessidade de viajar”, destaca.

Veja algumas plataformas que existem e citadas na reportagem:

Cursos de outras universidades do mundo
Cursinho do MEC

curso idiomas MEC

Cursos onlines das universidades brasileiras:
Veduca
UnivespTV
Coursera

Concursos:

Estratégia Concursos