Em São Paulo – O Cinema da USP Paulo Emílio apresenta até o dia 2 de março, na Cidade Universitária, a mostra “Corpo Desperto”. O título faz referência à transição da adolescência para a vida adulta, em um momento em que se despertam “afetos, desejos, expressões de sexualidade e de gênero, experimentados pelos corpos nessa fase delicada e marcante”, segundo os curadores da mostra Rena Zoé e Thomás Ceschin. Prezando pela diversidade, a curadoria selecionou obras de diretores que abordaram as relações que os jovens têm com seus corpos, durante suas maturações.

Entre os 20 filmes selecionados para a mostra, destacam-se obras como “As Virgens Suicidas” (The Virgin Suicides, 1999), da cineasta norte-americana Sofia Coppola, que versa sobre a repressão sexual sofrida por mulheres adolescentes nos ambientes familiar e escolar; Gerontophilia (Gerontophilia, 2013), do polêmico Bruce LaBruce, uma trama que aborda a fixação de um rapaz por homens idosos, pois acredita na beleza do processo de envelhecimento e porque imagina como os idosos poderiam ter sido jovens atraentes e vibrantes; e o aclamado “Teorema” (Theorem, 1968), do italiano Pier Paolo Pasolini, que apresenta o retrato da ruína de uma família burguesa, analisando, em cada um de seus membros, uma instituição da sociedade capitalista italiana da época, abordando especialmente a questão da repressão sexual e como ela se dissolve em comportamentos padronizados.

Os filmes da mostra Corpo Desperto serão exibidos de segunda a sexta-feira, às 16h e às 19h, na sala do Cinusp, localizada na Rua do Anfiteatro, 181 (Colmeias, Favo 4), na Cidade Universitária. Para mais informações sobre a programação do evento, acesse o SITE. (Carta Campinas com informações de divulgação)