Nos próximos dias 3 e 4 de março, às 17h, será apresentado no Barracão Teatro, em Campinas, o espetáculo teatral para bebês “Meu Jardim”. Além da apresentação, o público também poderá participar de uma oficina gratuita com o grupo Sobrevento (São Paulo/SP).

Entediado, em meio a um deserto, um viajante decide criar um jardim. Mas como fazê-lo? A partir do texto da autora belga de origem iraniana Mandana Sadat, o Sobrevento compõe um espetáculo que fala de esperança, de sonho, do desejo e da possibilidade de transformar o mundo, em uma paisagem que poderia ser o Irã, como poderia ser o Brasil.

A montagem utiliza elementos visuais e sonoros próprios da cultura brasileira, que a aproximam da cultura iraniana e que, curiosamente, parecerão familiares a cidadãos de todo o mundo. A estrutura do texto original – publicado em um livro que se lê em idioma ocidental da esquerda para a direita e que se lê em persa da direita para a esquerda, compondo duas histórias semelhantes porém diferentes – mantém-se nesta montagem, com a construção e a desconstrução do jardim. Uma desconstrução que deixa, entretanto, uma semente como presente de esperança e de possibilidade de recriação, ao alcance de todos nós.

Para o Grupo Sobrevento, criar um mundo, um jardim, do nada, no nada, como o faz em seu espetáculo, como o fez Mandana Sadat ao escrever o seu livro, como fez o público ao ter os seus bebês, é a crença de que há um mundo bonito a ser construído e que a vida, definitivamente, vale a pena.

Na oficina, o grupo pretende apresentar as ideias e o pensamento que embasam os princípios do Teatro para Bebês, discutindo suas possibilidades e limitações. Será abordado o processo de criação do grupo e as particularidades da construção de uma dramaturgia voltada para a primeira infância, que busca estabelecer uma comunicação poética e não didática com este público.

Como amparar uma apresentação para bebês, a interlocução com programadores, pais e professores, a necessidade de monitores que acompanhem as apresentações para orientar os pais e como prepará-los para esta função – são algumas das questões que serão abordadas durante a oficina.

O grupo tem amplo conhecimento da pesquisa de muitas companhias internacionais com as quais estabeleceu contato, na realização dos ciclos internacionais e das suas turnês fora do país. É constantemente solicitado para coordenar oficinas e acredita que esta é a melhor forma de viabilizar a difusão desta pesquisa, a construção de uma arte pioneira e a constituição de um movimento, partindo de uma ideia que assusta até mesmo os pensadores e artistas mais avançados e esclarecidos, palmeando um terreno praticamente inexplorado no país.

Formado em novembro de 1986, o GRUPO SOBREVENTO é um grupo profissional de Teatro que mantém um repertório de espetáculos e que se dedica à pesquisa, teórica e prática, da animação de bonecos, formas e objetos. Desde a sua fundação, o Grupo mantém um trabalho estável e ininterrupto e tem-se apresentado em mais de uma centena de cidades de 19 estados brasileiros. O SOBREVENTO esteve, também, no Peru (1988), Chile (1996, 2002, 2009, 2010, 2017), França (2017), Espanha (1997, 1999, 2000, 2001, 2004, 2007, 2008, 2010, 2011 e 2014), Colômbia (1998 e 2002), Escócia (2000), Inglaterra (2013), Irlanda (2000), Argentina (2001), Angola (2004), Irã (2010), México (2010), Suécia (2011), Estônia (2011), China (2017) representando o Brasil em alguns dos mais importantes Festivais Internacionais de Teatro e de Teatro de Bonecos. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Espetáculo: Meu Jardim
Quando: 03 e 04/03/2018 às 17h
GRATUITO
*é possível fazer reservas para bebês e um acompanhante (as reservas valem até 10 minutos antes do início do espetáculo) no e-mail [email protected]
Barracão Teatro: Rua Eduardo Modesto, 128 – Vila Santa Isabel – Barão Geral – Campinas/SP

Oficina Teatro para Bebês
04/03/2018 das 9h às 16h
GRATUITA
São 30 vagas e os interessados devem enviar carta de interesse para o e-mail [email protected] até 26/02