Espetáculo de dança ‘Monstra’ propõe uma coreografia-colagem para pessoas e plantas

Nesta sexta-feira (23), será apresentado no Sesc Campinas o espetáculo de dança contemporânea “Monstra”, uma coreografia-colagem para pessoas e plantas. Com duração de 50 minutos, as diretoras Elisabete Finger e Manuela Eichner, apresentam ao público as práticas corporais, estudos e situações colhidos durante o processo de criação em que o analógico, o digital e o vegetal convivem em um mesmo espaço.

Durante a apresentação coreográfica, os blocos de ações independentes entre si se colam e se separam uns dos outros com certa brutalidade, como se fossem cortados com uma tesoura. Dentro de cada unidade coreográfica há um enunciado comum, mas cada conjunto pessoa-planta responde a ele de forma distinta, construindo a cada novo corte uma estranha totalidade: uma colagem, uma comunidade, um ecossistema, uma monstra.

Elisabete Finger é Performer e coreógrafa e foi bolsista da Casa Hoffmann (Curitiba, 2004). Fez parte da Formação Essais no Centre National de Danse Contemporaine d’Angers (França, 2005-2006) e do Programa SODA – Solo/Dance/Authorship, mestrado em dança pela HZT/UdK (Berlim – Alemanha, 2010-2011). Foi co-fundadora e integrante do Couve-Flor Minicomunidade Artística Mundial (2005-2012). Tem apresentado seu trabalho em diferentes contextos (dança, performance, artes visuais), em diversos festivais e mostras no Brasil e em outros países. Em 2013 inicia no Brasil o programa Discoreografia – Música, Dança e Blablablá (versões em áudio e vídeo), do qual é idealizadora, curadora e apresentadora. Mora e trabalha em São Paulo, mantendo vínculos institucionais, artísticos e afetivos com a cidade de Berlim.

Já Manuela Eichner é artista visual formada em Escultura pela UFRGS/RS. Vive em São Paulo. Múltipla, a sua produção abarca desde vídeos e performances até oficinas colaborativas, passando pelo desenvolvimento de estampas, peças de design gráfico, ilustrações e instalações. Participou do Projeto Rumos Itaú Cultural, da coletiva Utropic no CSW, na Polônia, da residência ZKU – Zentrum für Kunst und Urbanstik em Berlim, Alemanha e da residência Brooklyn Brush em Nova York, EUA. Atualmente finaliza o projeto On Earth, realizado na Spiral Jetty, Utah/Estados Unidos, financiado pelo George T. Dorsch Award. Suas colagens podem ser vistas em publicações como Folha de S. Paulo e Revista Tpm/Trip.

A apresentação acontece no Galpão Multiuso do Sesc. Os ingressos variam de R$ 5 a R$ 17 e podem ser adquiridos nas Unidades ou pelo Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Espetáculos do Projeto Terror em Cena chegam ao Centro Cultural Casarão e à Unicamp

(imagem paula arielly - divulgação) A temporada de estreia do Projeto Terror em Cena, assinado pelo…

5 hours ago

Show de Zé Ibarra leva a nova cena da música brasileira ao Teatro Castro Mendes

(foto Elisa Maciel - divulgação) A nova geração da música brasileira ganha destaque em Campinas…

6 hours ago

‘O Legítimo Pai da Bomba Atômica’ reflete sobre ciência, ética e o uso de armas de destruição em massa

(foto mari jacinto - divulgação) O espetáculo teatral "O Legítimo Pai da Bomba Atômica" será…

8 hours ago

Cordelista Samuel de Monteiro lança livro em sarau poético na Biblioteca do Bonfim

(foto pedro quintans - divulgação) O cordelista, poeta e compositor Samuel de Monteiro lança o…

9 hours ago

Show do Peu Abrantes Trio traz mistura de ritmos que vão do jazz ao maracatu

(foto juliana lira - divulgação) O compositor, arranjador e baixista Peu Abrantes se apresenta em…

10 hours ago

Itaipu se transformou em um ecossistema de pesquisas em energias renováveis

(foto tânia rego - ag brasil) O reservatório de água da usina de Itaipu, na…

21 hours ago