O descontrole da violência provocada pela desigualdade econômica e social no Rio de Janeiro obrigou o Exército a tomar conta da segurança do estado.

Generais do Alto Comando do Exército de todo o país fizeram reunião por videoconferência para discutir os detalhes da intervenção federal na segurança pública no Rio de Janeiro desde as 9h desta sexta-feira (16).

Com a medida, o comando das forças de segurança pública do Rio de Janeiro ficará a cargo das Forças Armadas. A força do Exército vai tentar controlar a violência para manter a desigualdade social.

O general Walter Souza Braga Netto, comandante Militar do Leste (CML), provável interventor, participa da reunião. Segundo o Centro de Comunicação Social do Exército, o general Braga Netto vai embarcar ainda hoje do Rio de Janeiro para Brasília num avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

Eesta manhã, o presidente Michel Temer e assessores acertaram os detalhes do decreto de intervenção na segurança pública do estado do Rio de Janeiro. O decreto será assinado pelo presidente Temer hoje à tarde, no Palácio do Planalto, de acordo com a Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

O secretário estadual de segurança pública do Rio de Janeiro, Roberto Sá, colocou o cargo à disposição na manhã de hoje (16), após a decisão. (Carta Campinas e Agência Brasil)