Cortejo de Maracatu celebra os 30 anos do grupo ‘Urucungos, Puítas e Quijengues’

No ano de 2018, o grupo Urucungos, Puítas e Quijengues completa 30 anos de existência. Para comemorar a data, o bloco de Maracatu Nação Urucungos vai levar o tradicional cortejo para as ruas da Vila Nova Teixeira, bairro onde está localizada a sede do grupo. O cortejo acontece no dia 11, domingo de carnaval, às 16h, com concentração a partir das 14h.

O maracatu encenado pelo grupo faz parte do legado da família Trindade, cujo percursor foi o poeta Solano Trindade, fundador do Teatro Popular Brasileiro. A principal característica deste maracatu é a encenação do começo ao fim do cortejo, o que permite ao publico entender a história do maracatu pernambucano. Sempre dançando, cada personagem tem seu momento na cena narrada pelas loas cantadas, ao som do baque virado. Conduzido pela ala das baianas, o cortejo se inicia ao final da cerimônia de coroação do rei e da rainha do Congo.

O grupo foi fundado em 1988, em Campinas, por Raquel Trindade, escritora, artista plástica, coreógrafa e pesquisadora da cultura afro-brasileira. Convidada para dar aulas de “Danças Populares e Religiosas do Brasil” no Departamento de Artes Cênicas da UNICAMP, Raquel ministrou um curso de extensão que abrangeu alunos, funcionários e a comunidade negra de Campinas. A partir desse curso, formou-se o “Grupo de Teatro e Danças Populares Urucungos, Puítas e Quijengues”.

Os instrumentos musicais de origem angolana: urucungos (berimbau), puítas (cuíca) e quijêngues (tambor), dão nome ao grupo que tem a missão de resgatar, preservar e divulgar a cultura popular brasileira da forma como é manifestada nas suas origens e apresentar ao público em forma de arte, para formar multiplicadores em ambientes de conhecimentos livres, solidariedade e fomento sócio-cultural.

O bloco que tem como tema “30 anos de Urucungos” sai no domingo de carnaval, dia 11 de fevereiro. A concentração acontece a partir das 14h e a saída do cortejo está prevista para às 16h. Os ensaios são abertos ao público em geral e acontecem de terça e quinta, das 19h as 21h e aos sábados, das 14h30 às 17h. Está é a última semana de ensaios. A sede do Urucungos fica na rua Salvador Lombardi Neto, nº 20, Vila Teixeira, Campinas/SP. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Programação

Dia 10
14h Personalização de Camisetas
Traga sua camiseta. Contribuição R$5,00
15h30 Ensaio Geral (aberto)

Dia 11
14h Concentração
16h Cortejo
18h Confraternização

Recent Posts

Campinas Hip Hop terá dez horas de shows gratuitos, com Mano Brow e mais 19 artistas; confira a programação

(foto jeff delgado - divulgação) Um dos maiores encontros de cultura urbana do Estado de…

13 hours ago

Concerto de música sacra na Catedral celebra a padroeira de Campinas

(foto firmino piton - pmc) A Catedral Metropolitana de Campinas será palco neste domingo, 7…

13 hours ago

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

19 hours ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

20 hours ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

20 hours ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

20 hours ago