Um grupo de jovens lançou um abaixo-assinado online reivindicando o fim da mordomia dos carros oficiais para vereadores.

Eles querem que vereadores da cidade utilizem o transporte público no trajeto até à Câmara e conheça o cotidiano da população.

No texto divulgado nas redes, o movimento argumenta que em países referência em gestão pública, como a Finlândia, os parlamentares utilizam transporte público sem qualquer comprometimento de suas atividades parlamentares. Porém, admite-se que em alguns casos poderia haver vale-combustível para os vereadores abastecerem seus próprios carros, caso seja totalmente inviável o uso do transporte público.

“Todos nós utilizamos transporte público, cumprimos com nossos compromissos normalmente, por que eles não poderiam?” disse Cris Grazina, um dos criadores do movimento.

O movimento surgiu em resposta ao projeto do vereador Paulo Galtério (PSB) de remoção da identificação dos carros oficiais utilizados pelos vereadores. Galtério teria justificado a proposta afirmando que assim seria mais seguro para os vereadores circularem na cidade. Por outro lado, facilitaria em muito o uso irregular dos carros oficiais. Galtério, que é do partido de Jonas Donizette (PSB), também causou polêmica ao propor o fim da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.

“A descaracterização só servirá para diminuir o controle da sociedade sobre a ação parlamentar.
Como se pode representar o povo, sem conhecer o cotidiano do povo? Em países desenvolvidos não é nenhum demérito andar de transporte público. Nada melhor do que os políticos darem o exemplo, ajudando a reverter essa lógica no Brasil”, afirmou Grazina.

A petição pode ser acessada pelo seguinte link: http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR104709