A cidade de Campinas ficou praticamente estacionada no ranking do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) 2017.

O índice de Campinas variou de 4,9 para 5,0. Apesar de ser uma das principais centros econômicos e tecnológicos do Brasil, Campinas amarga uma posição vergonhosa. Campinas é considera com o 3º maior PIB fora das capitais e amargou a posição 747 no ranking IOEB 2017.

O IOEB leva em consideração o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), índice utilizado pelo Ministério da Educação, mas também avalia itens como formação docente, experiência dos diretores e vagas na Educação.

A nota final do é formada a partir da relação de um conjunto de fatores e seus respectivos pesos. Esses fatores estão divididos em dois grupos: insumos educacionais, ou seja, fatores essenciais para um bom resultado educacional e resultados educacionais, sejam eles de atendimento, de aprendizado ou de aproveitamento escolar.

Em termos de comparação, a cidade de Itatiba, na RMC, apresentou um salto de qualidade em 2017, segundo o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB). Neste ano, a nota calculada foi 5,5 contra 5,0 em 2015.

Assim, Itatiba saltou da posição 864 em 2015 para a 33ª posição em 2017. A nota supera o índice de Campinas (5,0),  a média do estado de São Paulo (5,3) e o obtido pelo Brasil (4,7).

O  IOEB engloba todas as redes educacionais do município e contempla todas as crianças e adolescentes em idade escolar, incluindo também quem está fora da escola e não deveria estar.

“Ficamos muito felizes com o resultado. Sem dúvidas, ele se deve ao trabalho, dedicação e comprometimento de mais de 1300 professores da nossa rede pública municipal, da equipe gestora e da Secretaria de Educação”, comemorou o Secretário da Educação, Anderson Wilker Sanfins. Da Região Metropolitana de Campinas, apenas Atibaia apresentou nota melhor e Vinhedo ficou com a mesma nota de Itatiba. (Carta Campinas com informações de divulgação)