MACC recebe exposição ‘Cinco Amigos – Da Vanguarda à Contemporaneidade’

Poderá ser vista no Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC) até o dia 4 de março a exposição “Cinco Amigos – Da Vanguarda à Contemporaneidade” que reúne obras pouco conhecidas de Mario Bueno e Thomaz Perina (ambos in memória), resgatadas de coleções particulares, e ainda Vanderlei Zalochi, Marcio Rodrigues e Dimas Garcia, com trabalhos inéditos produzidos especialmente para esta mostra. O vernissage acontece na quarta-feira, 17, às 19h.

“Cinco estilos e linguagens diferentes com o mesmo objetivo de se comunicar com o público e provocar reações interiores e individuais. O contraste de duas épocas ou simplesmente a evolução artística de cada artista se superando no contemporâneo, transformando a materialidade das obras em matéria espiritual”, destaca o curador Gilson Barreto.

O conteúdo artístico será formado por um conjunto de 60 obras de várias técnicas e temas diversos. “A mostra é um resgate e valorização de um movimento que marcou a arte em nossa cidade como foi o Grupo Vanguarda, neste ato representado (in memória) por dois de seus principais componentes, Mario Bueno e Thomaz Perina. Estes, companheiros de jornadas artísticas e amigos dos expositores”.

Para Lígia Testa, responsável pela produção artística, “como os sentidos, eles são cinco. Cinco visões de mundo, cinco caminhos, cinco amigos vivenciando todas as artes e juntos e por décadas. Suas composições artísticas tão diversas, personalíssimas, mantêm uma linha comum: a repetição de elementos preferenciais”.

Lígia cita alguns motivos “há vilarejos com poucas casas – só as necessárias – a resgatar a memória afetiva da infância; é arte minimalista, nada ali está a mais. Há poemas parnasianos de rimas ricas em contexto idílico de beira-mares, gente feliz em torno de prosas, contos e elementos hedonistas. Há passarinhos, trens, navios e eles ocupam harmoniosamente o mesmo espaço de cores tão vívidas que parecem, a qualquer tempo, brincar em ciranda de roda. São todos viajantes no tempo. Viajam todos eles de trem e são fabricantes de paisagens, as mais belas, bucólicas ou urbanas”. (Carta Campinas com informações de divulgação)

“Cinco Amigos – Da Vanguarda à Contemporaneidade”
Vernissage: 17 de janeiro, quarta, 19h
De 18 de janeiro a 4 de março, 2018. Horário de visitação: terça, quarta, sexta e sábado, 10h às 18h; quinta, 10h às 21h; domingos e feriados, 9h às 12h
Onde: Museu de Arte Contemporânea de Campinas (Macc) – Av. Benjamin Constant, 1633 – Centro, Campinas – SP Telefone: (19) 3236.4716

Recent Posts

Campinas Hip Hop terá dez horas de shows gratuitos, com Mano Brow e mais 19 artistas; confira a programação

(foto jeff delgado - divulgação) Um dos maiores encontros de cultura urbana do Estado de…

6 hours ago

Concerto de música sacra na Catedral celebra a padroeira de Campinas

(foto firmino piton - pmc) A Catedral Metropolitana de Campinas será palco neste domingo, 7…

6 hours ago

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

12 hours ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

13 hours ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

13 hours ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

13 hours ago