Até o dia 9 de fevereiro estão abertas as inscrições para a Residência SUB, um projeto de residência artística com foco em livros de artista, resultado da parceria entre a Feira SUB e o Coletivo Contracouchê, a ser realizada de março a setembro em Campinas no Ateliê Casa Mista – espaço que abriga o Contracouchê – localizado no distrito de Barão Geraldo em Campinas.

A artista visual Ludmila Porto, integrante do Coletivo, coordenará o projeto da residência, direcionando os encontros com os artistas selecionados. A residência é parte do Projeto Cultural SUB que tem como pilar principal a realização da Feira SUB de Arte Impressa e Publicações Independentes que acontece uma vez por ano, em setembro, na cidade de Campinas. O resultado do trabalho artístico de cada participante será apresentado na 3ª. edição da Feira em 2018.

Para se inscrever o artista deve ser maior de 18 anos e ter, no máximo, 10 anos de experiência na carreira artística. Não é necessário nível superior. A inscrição é aberta para todo e qualquer tipo de artista, sem restrições de linguagem artística. Contudo, é importante ressaltar que o objetivo da residência é a produção de livros de artista e que os participantes deverão cumprir com o proposto.

Poderão se inscrever artistas brasileiros ou estrangeiros (com pelo menos um ano de residência fixa no Brasil), que tenham disponibilidade para participarem integralmente das atividades da Residência SUB, durante o período proposto.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através deste formulário. Para confirmar a inscrição, os interessados deverão encaminhar um portfólio em pdf com no máximo 15 imagens para o e-mail [email protected]. A Chamada Aberta com todas as informações pode ser vista aqui.

A seleção será feita em duas fases, sendo a primeira mediante apresentação de portfólio e a segunda com entrevista on-line. As entrevistas dos pré-selecionados serão realizadas nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2018 e o resultado final será publicado até dia 05 de março de 2018. A banca de seleção será composta pela artista Ludmila Porto, coordenadora da residência, pela artista convidada Lilian Walker e as idealizadoras e curadoras da Feira SUB, Marcela Pacola e Fabiana Pacola Ius.

As informações sobre seleção, entrevista e convocados finais serão divulgadas na página da Feira SUB no facebook e através do e-mail dos artistas pré-selecionados e convocados finais.

O propósito da residência é promover a formação artística e a produção de bem cultural, oferecendo como proposta principal apresentar, expandir e popularizar linguagens, técnicas e discussões filosóficas envolvidas nos processos de criação artística da produção independente, bem como a divulgação dos trabalhos.

Tomando como ponto de partida “O Espaço e suas Configurações”, a proposta é que, através de vivências específicas pela cidade de Campinas os artistas participantes trabalhem suas percepções individuais e coletivas a respeito desse espaço vivido. As possíveis configurações físicas, temporais e simbólicas presentes em diferentes realidades podem se esbarrar, se cruzar, se confundir, ou se encontrar; sempre ligadas a aspectos da configuração e reconfiguração do espaço dinâmico que compõe tanto a urbanidade, quanto as relações político-sociais humanas.

As vivências podem ser visitas a locais da cidade, realização de ações, entre outras propostas que serão decididas coletivamente pelos próprios participantes, a fim de estimular e direcionar o pensamento filosófico da residência. A dinâmica de trabalho será composta, além dessas vivências, por encontros que abordarão as experiências vividas, paralelamente à produção contínua de trabalhos em ateliê. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Residência SUB 2018
– Inscrições e encaminhamento dos portfólios: até 09 de fevereiro de 2018
1. Inscrições: https://goo.gl/forms/lPRpXiOx273C4ROS2
2. Envio do portfólio: [email protected]
– Entrevistas com os pré-selecionados: dias 26 e 27 de fevereiro de 2018
– Resultado final dos convocados: até 05 de março de 2018
– Encontros e pesquisa e produção dos trabalhos: de março à agosto de 2018
– Mostra dos trabalhos realizados na Residência SUB: setembro de 2018, na Feira SUB
OBS: As informações sobre seleção, entrevista e convocados finais serão divulgadas na página da Feira SUB no facebook e através do e-mail dos artistas pré-selecionados e convocados finais.  (Facebook: https://www.facebook.com/feirasub || Instagram: @feirasub).