Para comemorar o Dia Municipal de Combate à Intolerância Religiosa será realizado um Ato Público no próximo sábado, dia 20 de janeiro, das 9h às 12h, na Praça Rui Barbosa (atrás da Catedral).

Nacionalmente, o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado em 21 de janeiro, foi instituído em 2007 pela Lei nº 11.635.

O objetivo do Ato em Campinas é iniciar o ano com ações positivas que abordem a temática do respeito a todas as religiões dentro da Campanha #respeitotodasreligioes”.

De acordo com a coordenadora do Centro, Jacqueline Damásio, o evento promove em Campinas o diálogo entre os diferentes segmentos religiosos. “Distribuiremos materiais informativos e estaremos disponíveis para atender a população, dando exemplo de que ‘Conversando a gente se entende’, que é justamente o mote da roda de conversa que realizamos periodicamente junto com a Cpir (Coordenadoria Setorial de Promoção da Igualdade Racial) e cidadãos de todos os credos religiosos”.

O Dia Municipal de Combate à Intolerância Religiosa foi instituído pela Lei nº 13.914/2010. Segundo Jacqueline, a data relembra o falecimento da Iyalorixá Gildásia dos Santos e Santos (Mãe Gilda), que foi acusada de charlatanismo pelo jornal da Igreja Universal do Reino de Deus, além de ter sua casa atacada e membros de sua comunidade agredidos. Em consequência do ataque, Mãe Gilda teve um infarto do miocárdio e faleceu. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Serviço:
Ato em alusão ao Dia de Combate à Intolerância Religiosa
Data: sábado, dia 20 de janeiro
Horário: 9 às 12h
Local: Praça Rui Barbosa (atrás da Catedral)
Promoção? Centro de Referência em Direitos Humanos na Prevenção e Combate ao Racismo e Discriminação Religiosa e pela Coordenadoria Setorial de Promoção da Igualdade Racial (Cpir) da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania.
Entidades que queiram participar do ato com materiais de seu segmento religioso para distribuição, devem entrar em contato com o órgão pelo telefone e (19) 32326431.