A Universidade Federal de Minas Gerais, uma universidade pública e gratuita que recentemente foi invadida pela Polícia Federal e teve a condução coercitiva do reitor, está entre as três melhores universidade do Brasil.

E foi lá que surgiu o Anequim, avião projetado pelo Centro de Estudos Aeronáuticos (CEA). O avião fez a façanha de quebrar cinco recordes mundiais de velocidade na Base Aérea de Santa Cruz, em agosto último, no Rio de Janeiro. A aeronave foi projetada e construída por equipe coordenada pelo professor Paulo Iscold (foto), do Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG. (Veja vídeo e recordes abaixo)

Desenvolvida desde 2011, a aeronave, a mais rápida projetada até hoje pelo CEA, apresenta um peso inferior a 500 quilos, já incluindo piloto e combustível. Entre as principais inovações do Anequim, cujo nome é inspirado em uma espécie de tubarão agressiva e veloz, o professor Iscold destaca a peculiaridade de ter sido integralmente projetado no computador – do desenho às análises estrutural, aerodinâmica e de vibração – e construído por máquinas de comando numérico.

Outra vantagem do protótipo é a sua qualidade construtiva. A estrutura do avião é extremamente lisa, atributo que dificilmente poderia ser alcançado em uma produção manual. O Anequim também é o primeiro avião brasileiro com estrutura primária feita totalmente em fibra de carbono, o que o tornou extremamente leve, rígido e forte.

Ensinar a voar
“A UFMG é uma das poucas universidades do mundo em que professores ensinam a fazer aviões fazendo avião”, afirma o professor Paulo Iscold, em alusão ao fato de que o Anequim, a exemplo de seus antecessores, foi projetado e construído por equipes formadas por professores e estudantes de mestrado e graduação.

Fundado em 1963 pelo professor Cláudio Pinto de Barros, o CEA tem vasto portfólio de aeronaves projetadas e construídas. A primeira, ainda na década de 1960, foi o planador de treinamento CB-1 Gaivota, sucedido por outro planador, mais avançado, chamado CB-2 Minuano, e pelo motoplanador CB-7 Vesper. O projeto seguinte foi o do ultraleve de alto desempenho CB-9 Curumim, até hoje usado em aulas de ensaios em voo.

Pesquisas de doutorado do professor Claudio Barros resultaram no avião CB-10 Triathlon, e pouco depois seria criada uma versão mais veloz do Curumim: o CB-12 Curumim II. Iniciado como tema de trabalho de graduação do hoje professor Paulo Iscold, o CEA 308, pertencente à categoria das aeronaves leves, bateu, oficialmente, quatro recordes mundiais de velocidade. Por fim, o avião acrobático CEA-309 Mehari foi projetado e construído no âmbito do CEA, também sob a coordenação de Paulo Iscold. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recordes quebrados:

Speed over 3 km with restricted altitude: 521,08 km/h
Recorde anterior: 466,83 km/h

Speed over 15km: 511,19 km/h
Recorde anterior: 455, 8 km/h

Speed over 100 km closed course: 490,14 km/h
Recorde anterior: 389,6 km/h

Speed over 500 km closed course: 493.74 km/h
Recorde anterior: 387,4 km/h

Time to climb up to 3000m: 2 minutos e 26 segundos
Recorde anterior: 3 minutos e oito segundos