Na próxima sexta-feira, 8, às 20h, o Centro Cultural Casarão, localizado em Barão Geraldo, recebe mais uma edição do Dandô – Circuito de Música Dércio Marques, com o músico Giancarlo Borba e, como anfitrião, João Lejambre.

Giancarlo Borba é músico e compositor multi-instrumentista, arteducador e criador do Pampeano Disco Sonoro, primeiro instrumento musical da família do hand pan fabricado no Brasil. Lançou seu primeiro CD “Milongador” em 2013, obra que recebeu três indicações na categoria MPB ao I Prêmio Brasil Sul de Música e foi indicado como Revelação ao Prêmio Açorianos de Música, o mais importante do Rio Grande do Sul.

Seu trabalho musical reflete suas pesquisas no campo das Culturas Populares apresentando ritmos regionais do Sul, que recebem uma roupagem moderna e com arranjos que tem referências na música erudita, no Folclore Gaúcho, Uruguaio, Argentino e Música Popular Brasileira. Apresenta ainda aliado ao violão e à viola, sons de vários objetos e instrumentos alternativos feitos com diversos materiais, incluindo o hand pan, ou disco sonoro, instrumento que o próprio artista fabrica e é referência no país.

Idealizado pela cantora Kátya Teixeira e lançado em 2013, em São Paulo, o projeto Dandô visa fomentar a cultura popular com intervenções musicais por todo o Brasil, sempre com a participação de um convidado especial.

As inúmeras sonoridades da viola caipira também prometem embalar com encanto os dias 08, 09 e 10 de dezembro no Centro Cultural Casarão. Entre sexta-feira, 8 de dezembro, e domingo, 10, o espaço abrigará a terceira edição do Casarão das Violas.

O evento musical será recheado de shows, encontros, exibição de documentários e apresentações de mais de 15 violeiros e violeiras vindos de diversas partes do Sudeste do Brasil, entre os quais João Arruda, Tião Mineiro, Fabio Miranda, Thiago Rossi, Marina Ebbeck, Renival Cruz, Messias da Viola e muitos outros. Haverá até um mutirão de plantio Agro-florestal.

“Esse encontro nasceu de uma vontade antiga de reunir diversos violeiros no Casarão, já que o nosso espaço vem sendo um importante reduto de violas e cantorias. Por isso, o objetivo desse Casarão das Violas é dialogar com artistas que estão pensando, tocando, estudando e sonhando com esse instrumento tão precioso para a nossa cultura popular. Trata-se de uma vivência entre plateia e músicos que tem o intuito de celebrar os inúmeros sons da viola caipira e suas diversas possibilidades além de celebrar dois projetos independentes que tem se espalhado pelo Brasil: O Dandô e o Violada”, destaca o violeiro João Arruda, curador do evento.

Dia 08 – Sexta-feira
20h Dandô- Circuito de Música Dércio Marques
Giancarlo Borba -RS e João Lejambre

Dia 09 – Sábado
Das 08 as 15h- Mutirão Agroflorestal no Casarão
19h Exibição dos documentários : ” Como nascem as Toadas” , “A música do ser” e “Pacto Cobra”
20h Show Violada – Circuito autoral de violas
Bruno Sanches, Caio de Souza, Fábio Miranda, Gabriel Souza, Marina Ebbecke,
Mario de Almeida, Pedro Henrique, Thiago Paccola e Victor Mendes.

Dia 10 – Domingo
19h Exibição dos documentários : ” Mestre conselheiro” e “O toque do violeiro”
20h Roda de violas com:
Domingos de Salvi, Thiago Rossi, Messias da Viola, Renival Cruz, Tião Mineiro, João Arruda, a Companhia dos Santos Reis Azes do Brasil , Marcos Ricardo e convidados.

“A viola não tem diploma. Mas ela diploma a pessoa. Ela faz uma pessoa ser sábia”.
(Tião Mineiro, presente no documentário Como nascem as toadas)

A importância dos mestres, os desafios dos aprendizes, os pactos e impactos da viola – a vida de um violeiro. Eis alguns dos temas abordados pelos cinco documentários que serão exibidos nos dias 09 e 10 de dezembro de 2017, às 19 horas, no Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, Campinas-SP. As sessões têm entrada franca e não é necessária a retirada de ingressos com antecedência.

Frutos do projeto Intergerações Viola Paulista – Etapa Campinas, os curtas apresentam narrativas e performances de violeiros da região de Campinas-SP que contam, cantam e ponteiam sentimentos e memórias. Dentre os entrevistados, Tião Mineiro, João Arruda, Paulo Freire, João Paulo Amaral, Renival Cruz, Marcos Ricardo, Messias da Viola, Thiago Rossi, Candeeiro, e a dupla Joãozinho e Geraldinho.

“Eu entendo o mestre como um professor. Um professor das coisas que não estão escritas. Se você quer agradecer um mestre, junte pessoas interessadas de verdade e ouve o que ele tem a dizer. Quer honrar um mestre? Leve adiante aquilo que ele te ensinou.” (Marcos Ricardo, presente no documentário Mestre conselheiro)

O lançamento dos filmes integra a programação cultural Casarão das Violas, no Centro Cultural Casarão. No sábado, dia 09 de dezembro, às 19 horas, serão exibidos os curtas Como nascem as toadas, A música do ser e Pacto cobra, com duração total de uma hora. Após a sessão, a noite segue com a apresentação do projeto Violada – Circuito autoral das violas brasileiras, que promove encontros de violeiros independentes. Evento sem a cobrança de ingressos, com contribuição espontânea ao final.

“O guizo você tem que ganhar de um amigo. Você mesmo matar a cobra não dá certo. De preferência, receber de um amigo que não seja invejoso, amigo de verdade… Para o guizo te proteger da inveja e melhorar o som da viola. Mas para dar certo a simpatia, você tem que ressuscitar o guizo e fazê-lo ir morar dentro da sua viola – sem botar a mão nele.” (João Paulo Amaral, depoimento presente no documentário Pacto cobra)

No domingo, dia 10 de dezembro, às 19 horas, serão exibidos os curtas Mestre conselheiro e O toque do violeiro, também com duração total de uma hora. Após a sessão, a noite segue com uma Roda de Violeiros com João Arruda, Domingos de Salvi, Thiago Rossi, Messias da Viola, Renival Cruz, Tião Mineiro, a Companhia dos Santos Reis Azes do Brasil (Campinas-SP), Marcos Ricardo, Zé Esmerindo e convidados. (Carta Campinas com informações de divulgação)