O levantamento do Ipsos/Estadão, que não estima chances eleitorais, mas apenas as taxas de aprovação e desaprovação de políticos e personalidades, mostra que o juiz da Lava Jato, Sérgio Moro, está em plena decadência em relação a aprovação dos brasileiros.

No levantamento de dezembro de 2017, a boca do jacaré já engoliu o juiz da Lava Jato. A maioria da população brasileira o desaprova. São 53% de reprovação e 40% de aprovação. As revelações de Tacla Duran na CPI da JBS, apesar de escondida pela grande mídia, talvez tenha já causado estrago na imagem do juiz de Curitiba.

Outro que está no fundo do poço da aprovação é Deltan Dallagnol, o procurador do power point contra Lula. Ele tem 49% de reprovação e apenas 12% de aprovação. Apesar do ativismo judicial, um fato importante é que Moro e Deltan não são políticos, ainda.

Na mesma avaliação, o ex-presidente Lula atingiu o mais alto índice de aprovação já registrado na história da pesquisa Barômetro Político Ipsos/Estadão. Ele cresceu enquanto outros políticos como Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede) e Jair Bolsonaro (PSC) cairam. Lula conseguiu seu sexto mês seguido de melhora na avaliação, alcançando 45% de aprovação, a maior da série histórica.

O crescimento da aprovação a Lula impressiona. Em junho a marca era de 28% de aprovação, nos meses seguintes esta marca foi subindo consideravelmente, passando para 29%, 32%, 40%, 41%, 43% e agora chega a 45%. Ainda é preciso enfrentar o outro lado, pois a parcela de desaprovação ainda é significativa, de 54%, diz o Estadão, mas mesmo assim mostra que esta taxa significativa já caiu 14 pontos percentuais desde junho.(Carta Campinas com informações do GGN)