Os aposentados do Camprev (Instituto de Previdência Social do Município de Campinas) fizeram protesto hoje em frente à sede da entidade e também em frente à Prefeitura de Campinas. Eles protestaram contra o parcelamento e atraso nos salários dos aposentados.

Os aposentados e pensionistas temem que o governo Jonas Donizette (PSB) destrua as finanças do Instituto de previdência como fez com as finanças do município.

O prefeito de Campinas está impedido recursos financeiros dos aposentados para pagar salários, inclusiva dos funcionários da ativa. Isso foi permitido pela Lei Complementar 154, de 22 de novembro de 2016, aprovada pela Câmara Municipal, que liberou o uso do superavit financeiro do Fundo Previdenciário do Camprev para realizar os pagamentos. Mas uma liminar judicial impede a Prefeitura de usar os recursos dos aposentados. Para os servidores, a lei colocava em risco as aposentadorias.

Em nota, a prefeitura informou que o 13º salário dos aposentados e pensionistas seria pago nesta quarta-feira, 20 de dezembro, dentro do teto de R$ 4 mil, o que atinge 70% dos beneficiários. “Os aposentados e pensionistas que recebem acima do teto estabelecido vão ter a diferença paga até o dia 15 de janeiro, conforme já havia sido informado”, diz a nota. A prefeitura alega que a crise econômica é responsável pela situação.