De 5 a 19 de dezembro, o Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, apresenta a segunda edição do ciclo “Studio Ghibli no MIS Campinas”, com curadoria de Andréa Reis de Sousa e Ricardo Pereira.

A primeira edição do ciclo aconteceu em julho deste ano, com boa presença de público. Foram selecionados três filmes, todos eles em versões dubladas.

Fundado em Tóquio em 1985, o Studio Ghibli conquistou uma legião de fãs ao produzir animações com narrativas delicadas e divertidas que abordam problemas políticos e sociais.

As exibições são gratuitas e seguidas de debate. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Confira os títulos, sinopses, datas e horários.

Terça, 5 de Dezembro, 14h
PONYO – UMA AMIZADE QUE VEIO DO MAR
direção de Hayao Miyazaki
Ponyo é uma peixinha dourada que conhece o garoto Sosuke. Ele a leva para sua casa e decide cuidar dela. O amor e a amizade entre os dois é tão grande, que Ponyo resolve se tornar humana só para ficar mais tempo ao lado de seu amigo. Japão, 2008. Colorido, 92 min.

Terça, 12 de Dezembro, 14h
DA COLINA KOKURIKO
direção de Goro Miyazaki
A história é uma adaptação do mangá homônimo de Chizuru Takahashi e Tetsuro Sayama, e narra a história de uma garota chamada Komatsuzaki, que vive em uma cidade portuária na década de 60 e é obrigada a assumir as rédeas de sua vida após o desaparecimento do pai. O roteiro é focado no amadurecimento da garota, lembrando muito o roteiro de A Viagem de Chihiro. Japão, 2011. Colorido, 95 min.

Terça, 19 de Dezembro, 14h
AS MEMÓRIAS DE MARNIE
direção de Hiromasa Yonebayashi
Anna é uma garota muito solitária que vive com seus pais adotivos e não tem amigos. Ao se mudar para uma cidade do interior, acaba se tornando amiga de Marnie, que na verdade, não é bem aquilo que aparenta ser. A amizade das duas vai bem até que um dia, Marnie desaparece misteriosamente. Algum tempo depois, uma nova família se muda para casa onde ela vivia e Anna acaba fazendo amizade com as pessoas de lá, e vai descobrir coisas muito estranhas sobre sua amiga. Japão, 2014. Colorido, 103 min.