Pesquisadores brasileiros do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), da Ufscar (Universidade de São Carlos) estão concorrendo ao concurso NanoArtography, promovido pelo A. J. Nanomaterials Institute da Drexel University, Estados Unidos.

CDMF já teve imagens vencedoras em outras edições. Na última edição do concurso, Ricardo Tranquilin obteve a terceira colocação com a imagem “Gerbera Flower”, desenvolvida a partir de uma imagem do tungstato de estrôncio obtida a partir da utilização de canhão de emissão de campo – Microscópio Eletrônico de Varredura (FEG – SEM).

As imagens são nanopartículas, invisíveis a olho nu, e cujo tamanho situa-se entre 1 e 100 nanômetros (nm). As imagens são obtidas por meio de microscópio eletrônico.  Em nanotecnologia, uma partícula é definida como um pequeno objeto que se comporta como uma unidade inteira em termos de seu transporte e propriedades.

O concurso é uma competição de imagens científicas que recebe o nome “Nature’s Beauty at the Small Scale”. Neste ano estão concorrendo: “Indian Love (Tin Oxide)“, de Enio Longo (Universidade Federal de São Carlos – UFSCar), “Lucky Day“, de Ricardo Tranquilin (Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN), “Crown of Lauren“, de Ricardo Tranquilin (UFRN), “Western“, de Rorivaldo de Camargo (UFSCar), “Rising up“, de Rorivaldo de Camargo (UFSCar), e “Puzzles“, de Rorivaldo de Camargo (UFSCar) e “Defreezing Moutain”,  de Ricardo Tranquilin (UFRN)

A votação está aberta para o público até dia 6 de novembro de 2017. As imagens estão disponíveis na página do Facebook do concurso. (Carta Campinas om informações de divulgação)