.Por Luís Fernando Praga.

Era uma vez Jesus, um menino pobre, muito pobre! Ele era pobre, mas pobre mesmo! Jesus era pobre demais da conta, tão pobre, mas tão pobre que chegou a passar fome e outras dificuldades de pobre, como frio, sede e perseguição policial.

Graças à solidariedade de outros pobres, Jesus não morreu na infância e superou a difícil metamorfose da criança pobre para o adulto pobre.

Jesus se tornou um homem bom, pobre, mas bom demais! Ele questionava os benefícios da elite poderosa que mandava em seu povo.

Andava muito pelo deserto, fazia algum serviço de carpintaria e gostava de pescar pra ter o que comer e dar aquela relaxada. Dividia seus peixes com pobres como ele e, dessa forma, fez vários amigos.

Jesus era um rapaz conversador (conservador não, muito pelo contrário, conversador!) e seus amigos admiravam muito aquilo que ele dizia.

Jesus dizia coisas fantásticas que faziam seus amigos pensarem como nunca haviam pensado antes.

Os amigos de Jesus sentiam-se tão bem próximos a ele que gostavam de ficar seguindo Jesus.

Jesus percebeu que tinha seguidores que gostavam de ouvi-lo, ele gosta de falar e isso foi tudo o que ele precisava para começar a pregar.

Jesus pregava o amor, a não violência, a paz, a busca pelo conhecimento, a luta de classes e a rebeldia contra o sistema.

Tinha gente que não gostava nada de Jesus e do que ele pregava.

Pessoas que dependiam de manter tudo como estava, isto é, com os ricos explorando o trabalho e a ignorância dos pobres, para continuarem felizes e confortáveis, consideravam as ideias de Jesus uma ameaça subversiva.

Mas Jesus era rebelde e topetudo e continuou pregando a seus seguidores.

Jesus fez inimigos poderosos que o perseguiam, difamavam, ofendiam e deturpavam suas palavras, mas Jesus não tinha medo de nada e dizia que lutaria até a morte.

Quando queriam ofender Jesus chamavam-no de pobre, mas Jesus, que era humilde e muito pobre mesmo, dava de ombros e não considerava aquilo uma ofensa, apesar de perceber a intenção de ofender no tom de voz daquelas pessoas.

Os inimigos de Jesus odiavam muito aquele rapaz… alternativo.

Um dia Jesus se indispôs com os vendilhões do templo, pessoas que, segundo Jesus, vendiam quinquilharias falsas como se fossem objetos sagrados e enganavam pessoas inocentes e ignorantes a fim de enriquecer em nome de Deus.

Os vendilhões eram inimigos poderosos e nem Jesus, que era bem inteligente, contava com tamanha desumanidade e frieza.

Os vendilhões do templo juntaram-se a políticos e juízes para dar uma boa lição naquela pobre maldito que ameaçava seu lucro.

Subornaram um bom amigo de Jesus que se prestou a ser informante dos inimigos. Jesus não tinha ideia, mas é em tempos de crise que se conhece melhor as pessoas.

Pagaram para muita gente falar mal de Jesus, colocaram o povo contra Jesus e assassinaram Jesus com requintes de crueldade: pregando o pobre coitado numa cruz, deixaram-no sangrar até a morte, tudo sob aplausos e olhares violentos daquele povo, a quem Jesus tentara abrir os olhos, trazer paz, conhecimento e liberdade.

Aquela foi, na visão dos vendilhões, juízes e políticos, uma experiência bem sucedida. Foi quando notaram que era bem fácil e lucrativo enganar o povo, usando de sua ignorância para atingir os intentos da elite. Só era preciso colocar um pensamento na cabeça das pessoas antes que elas se arriscassem a pensar com independência, então essas pessoas teriam muito medo daquele pensamento e estariam domesticadas para sempre.

Com Jesus mortinho da silva, os vendilhões do templo mantiveram suas boas relações com políticos e juízes e escreveram, em suas notas de dinheiro: “in God wee trust”, uma jogada de mestre!

Hoje os vendilhões são muito ricos e possuem milhões seguidores pobres por todo o mundo, um número de seguidores muito maior que os de Jesus!

Com a mesma e velha estratégia de fazer o povo de idiota para que engula lorotas e lute em suas guerras, tema o esclarecimento, oprima, persiga e mate seus adversários, os Vendilhões do Templo são a nossa história de meritocracia e sucesso capitalista da semana! Vamos glorificar de pé!!

*Os vendilhões, sempre ao lado da moral e da família, agradecem ao povo Brasileiro e à sua fé em Jesus por esta parceria $agrada! Aleluia!