Nos dias 7 e 8 de dezembro, quinta e sexta-feira, na Concha Acústica do Taquaral acontece a Revirada Cultural com espetáculos teatrais e música.

O espetáculo “Romeu & Julieta – Um Musical na Era Soul” será apresentado nos dias 7 e 8, às 20h. É uma produção inédita que reúne 40 alunos e 20 profissionais do curso regular de Teatro Musical da Escola Municipal de Cultura e Arte de Campinas (EMCeA) da Secretaria da Cultura de Campinas. Baseado no clássico de Shakespeare, recebeu texto e adaptação das canções de Andre Checchia, com direção geral de João Paulo Nascimento.

Na montagem, “Romeu e Julieta se encontram no Brasil, em plena ditadura militar. O ódio entre as famílias agora é justificado pela perseguição que o pai de Julieta, um general do Departamento de Censura, faz com o irmão de Romeu, um compositor de canções. Tudo isso permeado de canções da Era Soul da Música Popular Brasileira”, revela Andre Checchia.

O projeto Teatro Musical da EMCeA é realizado desde 2015. “Nesse ínterim passaram pela escola centenas pessoas de todas as idades. É tocante observar a evolução dos participantes em pleno desenvolvimento de seus potenciais, se realizando enquanto cidadãos artistas”, avalia Dora Lucia Mazzer Vechini, coordenadora Setorial de Ação Cultural.

Segundo ela, a “Escola Municipal de Cultura e Arte implementa projetos pedagógicos de ensino das artes que promovem a formação, a reflexão, a criticidade, a troca de conhecimento, a investigação estética, o apoio à pesquisa e a criação”. A EMCeA já realizou os musicais “O Rei Leão”, “A Bela e a Fera” e “Mamma Mia”.

Além do musical “Romeu & Julieta”, às 14h, sobe ao palco da Concha Acústica a banda Costela de Adão, formada pelos atuais integrantes do grupo de música popular brasileira da PUC Campinas: Doce (Murillo Henrique), vocalista; Liz Croda, vocalista; Laura Parisi, vocalista; Franco Pigino, vocalista e guitarrista; Caio Madeira, guitarrista; Rafael Batista, baixista; Rodrigo Benatti, baterista, e Felipe Bony, percussionista. No repertório, músicas nacionais e internacionais.

Na sequência, é a vez da banda Reggae Spirit , liderada pelo vocalista e fundador Doc Miranda. Criada em setembro de 1987, é o primeiro coletivo do gênero no interior de São Paulo e se mantém fiel às raízes jamaicanas. Tem como principal referência a força do reggae de Bob Marley.”O reggae é uma música necessária. Ela prega e estimula a paz, a não violência, o respeito, a tolerância e a unidade das raças. Virtudes que andam meio em falta na sociedade moderna”, frisa Doc Miranda. “É importante mantermos vivo o espírito do reggae e da filosofia rastafári.”

Na formação, Doc Miranda (vocal e guitarra), Vitão Bittar (baixo), Juninho Sarpa (teclados), Giorgio Francisco (guitarra solo), Fernando Junqueira (bateria).

Após o reggae, a Cia. do Circo, da tradicional família Brede, mostra sua arte e evolução. O grupo realiza espetáculos por todo o país, além de constantemente capacitar e reciclar profissionais em sua circo-escola.

Toda programação tem entrada gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Revirada Cultural
Quando
Dia 7, quinta-feira
20h – Espetáculo “Romeu & Julieta – Um Musical na Era Soul”

Dia 8, sexta
14h – Banda Costela de Adão
15h – DJ Barata
16h – Banda Reggae Spirit
18h – Cia. do Circo
20h – Espetáculo “Romeu & Julieta – Um Musical na Era Soul”

Onde: Concha Acústica da Lagoa do Taquaral (Av. Heitor Penteado, s/n. Taquaral. Campinas)
Entrada gratuita