“Entre os mais de 13,4 milhões de documentos investigados nos Paradise Papers foram identificados registros de offshores e trusts relacionados a empresas de comunicação brasileiras. Entre elas, a Editora Abril, a Rede Globo e o Grupo RBS. No caso do Grupo Globo, membros da família Marinho são apontados como diretores da Global International Company Limited. A TV Globo Ltda. aparece como principal acionista. De acordo com os documentos, a offsfhore é controlada pela família, pelo menos, desde 1983. O envolvimento do Grupo Globo com offshores em paraísos fiscais vai além da família Marinho. O chairman e presidente do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer, é ligado a 1 sub-trust administrado pela Appleby. O Grupo RBS é a maior afiliada da Rede Globo no Brasil e é responsável pela programação no Rio Grande do Sul”, informou texto de Ana Krüger, no site Poder360.
Já a editora Abril está relacionada a 4 offshores registradas em Cayman, 1 paraíso fiscal caribenho. “Documentos investigados pela reportagem relacionam o conglomerado à Editora Abril S.A.; à Abril Investments Corporation; à Mogno Corporation e ainda à Cedro Corporation. Todas as empresas são vinculadas à sede do grupo, em São Paulo”.
Paraíso fiscal é como se convencionou classificar países que cobram pouco ou nenhum imposto, garantem sigilo e são normalmente usados por grandes empresas para sonegar impostos e pagar propinas para políticos. Políticos corruptos também usam paraísos fiscais para receber o dinheiro da corrupção. Os arquivos foram divulgados pelo jornal Süddeutsche Zeitung, da Alemanha.
(foto divulgação) A obra de João Donato ganha nova leitura no show “Donato em 1…
(foto caio santos - divulgação) A banda TEAfonia, formada por músicos autistas, se apresenta no…
(foto global sumud flotilla) A Justiça condenou o vereador de Campinas Vini de Oliveira (Cidadania)…
Professora e intérprete de Libras Michelle Gonçalves Dinamarco, vencedora do concurso em 2025 (imagem divulgação)…
(imagem divulgação) Coletivo de fortalecimento feminino através da literatura marca presença no Flipoços 2026 com…
Bosque dos Jequitibás (foto rogério capela - arquivo pmc) Um Projeto de Lei Ordinária (PLO)…