Várias organizações de mulheres de Campinas fazem hoje, 13 de novembro, às 18h, um ato contra a votação de em comissão da Câmara dos Deputados que foi apelidada de ‘cavalo de troia’.

A concentração começa às 16h no Largo do Rosário, região central.

Na votação ‘Cavalo de troia’, 18 deputados da Comissão Especial da PEC 181, inseriram uma pauta de religiosos fundamentalistas que nada tinha a ver com o tema da PEC. O projeto originalmente ampliava direitos trabalhistas para mães de prematuros aumentando o tempo de licença maternidade para essas mulheres.

No entanto, a bancada fundamentalista, formada por religiosos cristãos (evangélicos e católicos alguns fervorosos) fez uma emenda que protege o direito à célula embrionária desde a concepção. Caso seja aprovada em plenário, os abortos que hoje são permitidos por lei, como em casos de estupro ou de fetos anencéfalos, passarão a ser inconstitucionais. A célula embrionária, que estaria no corpo da mulher, se sobrepõe aos direitos da própria mulher.

“O direito ao aborto em caso de estupro ou risco à vida da gestante é garantido desde 1940, e agora os fundamentalistas querem que a mulher que engravide em decorrência de tamanha violência seja forçada a levar a diante a gravidez, podendo ser presa caso faça m aborto ou então morra em um aborto clandestino. Os conservadores querem que, mesmo nos casos em que a gestante corre risco de vida, não tenham direito a recorrer a um aborto”, alertam as organizadoras.

A criminalização do aborto já é considerado um tipo de feminicídio no Brasil. Ou seja, a falta de direito ao aborto legalizado e seguro é a terceira causa de morte de mulheres simplesmente por ser mulheres. A primeira causa de morte de mulheres no Brasil é violência doméstica e a segunda violência sexual. (veja mais informações)

“Precisamos ampliar a legalização do aborto e não restringir ainda mais o seu acesso! Para que as mulheres negras, pobres e trabalhadoras parem de morrer todos os dias por não terem condição de pagar clínicas clandestinas, legalizar o aborto já!”, defendem as organizadoras.

Entidades organizadoras:
Casa Sem Preconceitos – Reduzindo Danos e Promovendo Cidadania
Coletivo de Mulheres da Apeoesp Campinas
Coletivo de Mulheres da Cut
Coletivo de Mulheres do Sindicato dos Químicos Unificado
Coletivo de Mulheres Flores do Dic
Coletivo de Mulheres Negras Lélia Gonzaléz
Coletivo Feminista Rosa Lilás
Coletivo Parajás
Conselho da Mulher
Juntas
Marcha Mundial de Mulheres
Mulheres da JPT
Mulheres do PCdoB
Mulheres do PSOL
Mulheres do PT
Pão e Rosas
PLP-Promotoras Legais Populares de Campinas-Associação Cida da Terra
Rede Feminista de Juristas
RUA-Juventude anticapitalista
Secretária de Mulheres da APEOESP
Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Campinas
Simpro Campinas
UBM-União Brasileira de Mulheres
Mulheres do MAIS