O ciclo Cinema & Literatura que acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, sob curadoria do crítico de cinema e jornalista Ricardo Pereira, exibe no próximo sábado, 2 de dezembro, às 17h, o filme “Sargento Getúlio” (1983), de Hermano Penna, baseado no romance homônimo de João Ubaldo Ribeiro.

No filme, o sargento é incumbido de transportar um prisoneiro político de Paulo Afonso a Aracaju. No meio do caminho, porém, uma reviravolta política faz com que ele receba ordens para liberar o prisioneiro. Mas o sargento decide continuar até o fim. Direção de Hermano Penna. Com Lima Duarte. Recebeu os prêmios de melhor ator (Lima Duarte), melhor ator coadjuvante (Orlando Vieira), melhor som direto, melhor filme, Grande Prêmio da Crítica, Grande Prêmio da Imprensa e o Prêmio do Júri Oficial do Festival de Gramado. (Brasil, 1983. Colorido, 85 min).

O romance de João Ubaldo Ribeiro é um longo monólogo do sargento Getúlio Santos Bezerra que, enquanto escolta um prisioneiro, passa em revista sua vida. Entre lembranças e delírios, ele a reconstrói desde a infância miserável até se tornar sargento da Policia Militar no Sergipe. O autor se inspirou em um personagem real, o sargento Cavalcanti, que sobreviveu a uma saraivada de 17 tiros. Romance de João Ubaldo Ribeiro (1941-2014). Publicado em 1971.

O Ciclo “Cinema & Literatura” acontece desde agosto de 2011 no Museu da Imagem e do Som de Campinas. Como o próprio nome sugere, o ciclo exibe adaptações cinematográficas de obras literárias, mas não quaisquer obras literárias. O primeiro critério de seleção dos filmes que compõem o ciclo é justamente a qualidade da obra literária na qual se baseiam. Por conta disto, nestes seis anos de ciclo, puderam ser discutidos com o público grandes clássicos da Literatura. O ciclo “Cinema & Literatura” acontece todo primeiro sábado do mês e se divide em três partes: a primeira – que é justamente a exibição do filme; a segunda – em que se apresenta a obra literária, seu autor, o contexto em que foi elaborada e sua fortuna crítica; e o terceiro – em que se confronta livro e filme, discutindo as alterações que, por acaso, foram feitas, o grau de fidelidade ao espírito do romance, bem como sua atualidade, estimulando, assim, sua leitura, objetivo principal do ciclo.

A entrada é gratuita e a exibição é seguida de debate. (Carta Campinas com informações de divulgação)