As dez melhores universidade do Brasil, segundo avaliação do próprio Ministério da Educação (MEC), divulgada oficialmente nesta terça-feira, 27, são universidades públicas e gratuitas. Nenhuma universidade privada aparece entre as primeiras colocações. Entre as 50 melhores, apenas 4 são privadas.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi considerada a melhor universidade do Brasil, segundo o ranking do Índice Geral de Cursos Avaliados (IGC) do Ministério da Educação (MEC), divulgado na segunda-feira (27). A universidade somou 4,3744 pontos e manteve a primeira colocação.

Em segundo lugar ficou a Universidade Federal do Rio Grande do Sul com 4,28 pontos. Depois vieram Universidade Federal de Minas Gerais (4,20), Universidade Federal de São Paulo (4,14), Universidade Federal do Rio de Janeiro (4,11), Fundação Universidade Federal do ABC (4,10), Universidade Federal de Santa Catarina (4,09), Universidade Federal de Viçosa (4,05) Universidade Federal de Lavras (4,04) e Universidade Federal de São Carlos (3,98).

O cálculo do IGC leva em conta resultados de três anos de avaliações da instituição, considerando a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC), um indicador de qualidade da graduação, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados; a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela CAPES; e distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino.

São consideradas ainda as condições de ensino, corpo docente, instalações físicas, projeto pedagógico dos cursos e o resultado dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). (Carta Campinas com informações de divulgação)