A 10ª Semana da Consciência Negra, que acontece em Campinas entre 11 e 20 de novembro, terá uma série de atividades como roda de samba, artesanato, culinária, teatro, exposição fotográfica, sarau e capoeira em diferentes espaços da cidade.

A abertura da 10ª Semana, promovida pela Acada (Associação de Capoeira, Arte e Dança Afro), será realizada no dia 11, às 9h, no Largo do Rosário.

A iniciativa celebra o mês em que é comemorado o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares e data reconhecida em municípios e estados brasileiros.

Segundo o produtor cultural Marco Antonio Geremias, a maior vontade é promover a igualdade racial, mas também a igualdade social, já que a população negra brasileira chegou aqui, quase toda, como escrava. “Isso acabou. Temos direitos iguais e as pessoas, branca, negra, árabe, japonesa, tem que entender que temos direitos iguais”, afirmou.

A ação afirmativa de promoção do Mês da Consciência Negra vem para dar uma resposta à discriminação e à desigualdade racial. Por meio de diferentes atividades, a Acada busca fazer a defesa dos direitos iguais para todas as etnias.

O trabalho realizado pela Acada teve início em unidades prisionais da região de Campinas (SP), em que a organização desenvolveu atividades programáticas com intuito de fomentar a cultura e a identidade e boa convivência, não só da população negra, mas de todas as pessoas em privação de liberdade.

As atividades serão majoritariamente concentradas no Largo do Rosário e na Praça Bento Quirino, ambas no Centro. Geremias, conhecido como Marcão, destaca que é a primeira vez que a atividade da Acada será realizada em praça pública. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Programação

Dia 11, às 9 horas – Abertura Oficial no Largo do Rosário
Feira de artesanato e comidas típicas, além de apresentação do grupo artístico Savuru, com coordenação de Benê Paulino, apresentação da peça teatral Canto dos Palmares e poema de Solano Trindade.

Dia 12, às 18 horas – Apresentação do grupo de Samba Lá Em Casa – sede da Acada (Rua Carlos Lacerda, 15666, Vila União)

De 13 a 18, a partir das 18 horas- Exposição fotográfica sede da Acada (Rua Carlos Lacerda, 15666, Vila União)

Dia 15, às 20 horas – Sarau com Benê Morais e Grupo Savuru dançando raízes africanas e Daíse lima e Valdir Oliveira pesquisador da cidadena sede da Acada (Rua Carlos Lacerda, 15666, Vila União)

Encerramento com Roda de Capoeira e Anderson Lima com voz e violão

Dia 16, às 20 horas, Samba do Jóia na sede da Acada (Carlos Lacerda1566, Vila União),

Dia 18, às 9h – Largo do Rosário – Feira de artesanato e comidas típicas e apresentação do Grupo Savuru, peça “Canto do Palmares”, poema de Solano Trindade

Dia 20, às 10 horas – Feira de artesanato, comidas típiicas e Marcha Zumbi dos Palmares