Para celebrar o Dia da Criança, comemorado em 12 de outubro, o Sesc Campinas promove uma programação voltada especialmente para o público infantil. Entre os dias 12 e 15 acontecem diversas atividades artísticas, esportivas e culturais, como oficinas, peças de teatro, espetáculos de circo e brincadeiras. A proposta das atrações é aliar o aspecto lúdico ao aprendizado.

Um dos destaques para as crianças e suas famílias é o espetáculo “Experimento Circo”, que acontece no dia 13 às 20h no Espaço Arena e tem entrada gratuita. Nele, os personagens encenam diversos números de circo, a partir de uma linguagem popular do circo de rua. A apresentação une o riso, a surpresa e a imaginação, para criar uma sintonia entre o público e os artistas.

As Bolhas de sabão gigantes também prometem encantar o público infantil. Acompanhadas dos pais, as crianças de até 6 anos poderão brincar de fazer bolhas de sabão do tamanho que quiserem, com orientação das educadoras do espaço de brincar. A atividade acontece no dia 15 às 10h30, no Jardim do Espaço de Brincar. A participação é gratuita.

Na Oficina de Eco-brinquedos, como forma de despertar a consciência ambiental, os pequenos participantes irão aprender, com a ajuda de seus responsáveis, a confeccionar brinquedos com sucata. A proposta é trazer uma reflexão, de forma lúdica, sobre o consumismo e o reaproveitamento de materiais. Com entrada gratuita, a atividade acontece no dia 12 às 14h e no dia 14 às 10h30, na Sala de Atividades 2. A prática será conduzida por uma educadora da Ecobrinquedoteca do Parque Ecológico de Campinas.

Para quem sempre quis aprender a andar bem de patins, no dia 14, às 10h, acontece a Patinação Artística Sobre Rodas, em que o público de todas as idades poderá ter uma vivência nessa modalidade e aprender dicas de movimentos para patinação. Patins e equipamentos de segurança também estarão no local para serem emprestados aos participantes. A atividade tem participação gratuita e acontece no Galpão Multiuso.

A dança também é atração para o público infantil em outubro. A apresentação “Glocalidades” acontece no dia 15 às 15h30 no Jardim do Galpão, com entrada gratuita. O espetáculo, encenado pelo Núcleo Pé de Zamba, tem forte influência da cultura popular brasileira e enxerga o corpo como uma fonte de expressão. De forma lúdica, os artistas exploram a música, a dança, o teatro e a literatura para dar luz aos movimentos.

Como destaque de teatro, acontece a peça “Cinderela Lalá” no dia 15, às 16h, no Teatro. O musical infantil leva o humor para 14 temas, presentes em canções e coreografias ao longo do espetáculo. Na história, Cinderela é uma costureira que aprende seu trabalho com a mãe e sonha em se tornar uma grande estilista. Os ingressos vão de R$ 5 a R$ 17, mas crianças de até 11 anos não pagam, somente seus acompanhantes.

Mais informações sobre a programação completa para as crianças no Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)