O programa especial terá três apresentações, com entrada gratuita: em Campinas, nos dias 27, sexta-feira, às 20h, e no dia 29, domingo, às 16h, na Igreja do Colégio Liceu Salesiano; em Engenheiro Coelho, no dia 31, terça, às 20h, na Igreja da Universidade Adventista de São Paulo.
A obra “Elijah” ou “Elias” é dividida em duas partes e composta por 43 movimentos, com solistas, coro e orquestra. A estreia aconteceu em 1846, no Festival de Música de Birmingham, na Sala de Concerto Municipal. Não foi o primeiro oratório composto por Mendelssohn – dez anos antes, o autor escreveu o Oratório de São Paulo.
O pesquisador Leonardo Augusto Cardoso de Oliveira mergulha na história para explicar o oratório: “Elias vem de encontro à idolatria pagã e teria lutado contra a prática em Israel, no reinado de Acabe e Jezabel. De acordo com o antigo testamento, no livro de Reis, a saga de Elias é contada como o profeta que, após pedir aos céus, pôde enviar fogo aos fiéis incrédulos e crentes do paganismo, simbolizado pela adoração a Baal. A representatividade de Elias é evidenciada não apenas no cristianismo, mas também no islamismo e judaísmo”.
O estudioso destaca, ainda, que Mendelssohn foi de uma família judia convertida ao protestantismo. “Para que tivesse um sobrenome cristão, Bartholdy foi acrescentado ao seu nome após o batismo luterano. Seu avô foi um estudioso dos ensinamentos do Talmude, uma coletânea com os saberes tradicionais hebreus, além de ter se dedicado ao aprendizado de línguas. Chegou a ser um reconhecido filósofo semita e assim notamos que o ensino formal é valorizado em sua família.” (Carta Campinas com informações de divulgação)
Orquestra Sinfônica de Campinas
Programa especial “500 anos da Reforma Protestante”
Regência: Victor Hugo Toro
Participação do Coro da Universidade Adventirsta de São Paulo – Unasp (regência de Jetro Meira de Oliveira)
Solistas: Carlos Eduardo Marcos (baixo), Lidia Schäffer (mezzo soprano), Miguel Geraldi (tenor), Elaine de Morais (soprano)
Onde: 27/10 (sexta), 20h; 29/10, 16h – Igreja do Colégio Liceu Salesiano (Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330. Guanabara. Campinas)
31/10 (terça), 20h – Igreja da Universidade Adventista de São Paulo – Unasp. (Lagoa Bonita II. Engenheiro Coelho)
Entrada gratuita
(foto divulgação) A banda Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo traz sua mistura…
Catedral de Campinas em imagem que faz parte da mostra (foto Osvaldo Furiatto - divulgação)…
(imagem reprodução) A tarifa adicional de 25% aplicada pelo governo dos EUA, Donald Trump, sobre produtos brasileiros…
(foto coraci ruiz - divulgação) O documentário “Afrontosa”, produzido pelo Laboratório Cisco, de Campinas, fará…
(foto firmino piton - arquivo pmc) Com o tema “Vozes que Crescem”, Campinas recebe no…
(imagem reprodução divulgação) A reportagem abaixo mostra como Flávio Bolsonaro (PL) e a família Bolsonaro…