.Por Luciana Sardenha Galzerano.

Atualmente todos reconhecem e falam sobre a importância do professor, mas é lícito lembrar que reconhecer é insuficiente. Nós precisamos não apenas de condições de trabalho decente, mas também de respeito!

Dedicamos anos de nossas vidas – como qualquer outra profissão – para nos tornar professores. Entretanto, nosso trabalho, nossos argumentos, nossas opiniões não são tidas como científicas e, muitas vezes, são deslegitimadas.

A educação está na boca do povo, na mídia, virou senso comum, todos acham que tem algo a dizer. É curioso como consideram absurdo quando tentam interferir no trabalho de um médico, um engenheiro, um advogado. Mas professor? Todos podem fazer o que bem entendem.

Enfiam-nos garganta abaixo reformas, Base Nacional Curricular Comum, Escola Sem Partido, apostilas, meritocracia. Eu digo não! E se você respeita os professores e a educação devia se juntar a nós nessa luta que também é sua!

Aos meus companheiros de luta e de trabalho, um feliz dia dos professores! Que tenhamos força para continuar lutando por uma educação de qualidade para todos!

Luciana Sardenha Galzerano é pedagoga e mestra em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora da rede municipal de educação de Jundiaí.