O documentário “Meninas” será exibido no próximo dia 28 de outubro, às 19h, na 5ª edição do Cine Resista. O filme aborda a gravidez na adolescência.

Para a realização do filme, uma equipe acompanhou a gestação de quatro meninas. Uma delas é Evelin que aos 13 anos descobre que está grávida de seu namorado, um rapaz de 22 anos que acabou de se desligar do tráfico de drogas. A diretora Sandra Werneck ressalta que objetivo do filme era ouvir aquelas meninas e expor o seu mundo.

O documentário é ganhador dos prêmios no Festival Internacional de Berlim, Miami International Film Festival, Guadalajara International Film Festival, É Tudo Verdade Festival Internacional de Documentários, Buenos Aires Film Festival e Cine-PE.

Após a exibição do documentário, o público pode participar de um bate papo com convidados. Nesta edição, o Cine Resista contará com a integrante do Coletivo de Mulheres do Sindicato Químicos Unificados e assistente social Edilene Santana e o educador formado em filosofia Rodrigo Correia, que atualmente é consultor de Projeto com adolescentes e jovens na ONG Reprolatina – Soluções inovadoras em saúde sexual e reprodutiva, e está na coordenação do Projeto “Jovens Mobilizadores/as pelos direitos sexuais e reprodutivos” realizado em três regiões de Campinas.

O Cine Resista promove mensalmente sessões de exibição de documentários nacionais. Antes de cada exibição, o público pode conferir música e exposição de trabalhos com artistas e grupos convidados.

Nessa 5ª edição, o local será ocupado pelas divertidas e coloridas obras do artista Neneco Martins que podem ser vistas a partir das 17h. O artista já desenvolveu trabalhos com importantes nomes da cena brasileira como Naum Alves de Souza, Antonio Abujamra, Sergio Mamberti e Antunes Filho.

Seus trabalhos são marcados pelo humor, irreverência, cores fortes e destacada criatividade ao utilizar como matéria prima materiais descartados. Em Campinas há um ano, Neneco revela que o material mais comum que tem encontrado por aqui são as geladeiras de isopor. Parte delas ele transformou em grandes cigarras coloridas que poderão ser vistas na exposição.

A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

5º Cine Resista
28 de outubro (sábado)
17h – Abertura exposição com obras de Neneco Martins
18h – Apresentação da roda de samba do grupo Mana Dinga e exposição do artista Neneco Martins
19h – Exibição do filme “Meninas”. Dir. Sandra Werneck. Duração: 1h10min
20h – Bate papo com Edilene Santana e Rodrigo Correia
Entrada: Gratuita
Local: Rua Hilário Magro Júnior nº 97 – Bosque, Campinas – SP