No próximo sábado, 4 de novembro, às 17h, o ciclo Cinema & Literatura que acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, sob curadoria do crítico de cinema e jornalista Ricardo Pereira, exibe o filme “Beleza e Tristeza” (1965), de Masahiro Shinoda, baseado no romance homônimo de Yasunari Kawabata.

Nesta história de paixão, ao mesmo tempo lírica e aterradora, Oki Toshio, um escritor de meia-idade, faz uma viagem nostálgica a Kyoto para ouvir os sinos dos templos soarem na noite do Ano Novo. É movido também por outro desejo: reencontrar Otoko, que fora sua amante vinte e quatro anos antes e que agora é uma pintora de renome. Ainda muito bonita, ela vive num monastério com sua pupila Keiko, jovem de temperamento intensamente amoral e apaixonado. À medida que a vida dos três se entrelaça irremediavelmente, Keiko torna-se a principal agente de destruição deste vasto e inquietante drama de vingança. (Japão, 1965. Colorido, 105 min).

O romance Beleza e tristeza conta a história de Oki Toshio, um escritor japonês que busca uma amante do passado, Otoko Ueno, agora uma artista plástica. O romance tem um plot absolutamente comum e um desenvolvimento surpreendente. Logo nas primeiras páginas, ficamos sabendo que, no passado, Oki tinha 31 anos e sua amante era uma adolescente de 16 anos. Ela engravidou, porém a criança não sobreviveu ao parto prematuro e ao sórdido hospital escolhido por Oki para esconder o caso. Depois disso, ele se mantivera fiel à esposa e agora, aos 55 anos, desejava rever a ex-amante, sobre a qual escrevera um livro bastante culpado, franco, apaixonado e constrangedor para todos, seu maior sucesso. Romance de Yasunari Kawabata (1899-1972), Prêmio Nobel de Literatura em 1968. Publicado em 1964.

Desde agosto de 2011, o Ciclo “Cinema & Literatura no MIS Campinas” exibe adaptações cinematográficas de clássicos da literatura. A entrada é gratuita e a exibição é seguida de debate. (Carta Campinas com informações de divulgação)