Ícone do site CartaCampinas

Biblioteca Mário de Andrade recebe mostra de Arte Sacra com 39 obras de variados artistas

Êxtase de Santa Theresa em chocolate, de Vik Muniz

Em São Paulo – A mostra “Arte Sacra XVII-XXI” ficará em cartaz na Biblioteca Mário de Andrade até dia 10 de dezembro. Entre as 39 obras, 23 são esculturas sacras produzidas entre os séculos XVII e XIX, além de dois retábulos; e mais 16 obras contemporâneas do final do século XX e início do XXI, assinadas por artistas como Daniel Senise, Fulvio Pennacchi, Farnese de Andrade, Vik Muniz, Guy Veloso, Siron Franco, Arthur Omar, Miguel Rio Branco, Karin Lambrecht, José Rufino e Mário Cravo Neto.

“Outrora cultuada exclusivamente por cristãos católicos, com o passar dos séculos, e com o declínio do cristianismo, hoje a arte sacra pode ser apreciada não só por sua acepção religiosa, mas também por seus aspectos escultóricos e pela bela policromia – por todo tipo de público”, afirma Charles Cosac, diretor da Mário de Andrade. Segundo ele, “seja pela esquerda, seja pela direita, elas são igualmente esplendorosas. E mesmo para os não devotos, impõem grande respeito”.

“Não se trata exatamente de uma curadoria, mas sim circunstâncias providenciais. Tivemos o apoio das galerias Millan e Nara Roesler, além dos artistas que generosamente cederam seus trabalhos para a exposição”, alerta Cosac, sobre a escolha das obras. “Isso não torna a mostra mais ou menos séria, ainda que sem a presença de artistas como Guignard, Portinari, Volpi e Adriana Varejão, entre tantos outros”, completa o diretor da Mário de Andrade.

Todas as esculturas fazem parte da coleção do baiano Itamar Musse, neto e filho de “santeiros”. “Esta exposição, em seu recorte até o século XIX, é fruto da generosidade de um querido amigo que partilha com o público sua fabulosa coleção. A mostra é uma prova de que o público e o privado podem se unir e, com esforço e boa vontade, produzir resultados positivos e profícuos”, escreve Cosac, na apresentação da mostra. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Arte Sacra XVII – XXI
Dimensões das obras: Variadas
Até 10 de dezembro
Horário: 08h às 19h
Local: Biblioteca Mário de Andrade (hall de entrada, saguão e sala oval)
Endereço: Rua da Consolação, 94, Centro
Metrôs: Anhangabaú e República
Informações: (11) 3775-0002
Livre
Grátis

Sair da versão mobile