O projeto, de autoria do vereador policial militar Tenente Santini (PSD), foi aprovado na última segunda-feira, 4 de setembro em primeira votação.
No mesmo dia, a Comissão de Direitos Humanos da OAB-Campinas pediu que fosse anexado ao projeto uma Nota Técnica da entidade em que relata as inúmeras violações e inconstitucionalidades do projeto “sob o aspecto formal e material”.
Para a OAB-Campinas, o projeto é usurpador, visto que “usurpa competência da união para legislar sobre diretrizes e base da educação”.
Diz também que o projeto “viola normas e os princípios consagrados na Constituição”. O projeto também torna vulnerável a pluralidade de ideias e a “gestão democrática do ensino”.
Segundo a OAB-Campinas, o projeto também ignora ‘a proibição constitucional à censura e a valorização dos profissionais da educação”. Para a entidade, o projeto nega a liberdade de cátedra (do professor) e mata o “direito constitucional à educação”.
A Nota Técnica da OAB-Campinas (acessível neste link) é assinada pelos advogados Paulo César da Silva Braga, Gabriel Martins Furquim e a advogada Laís Franco Ribeiros, todos membros da Comissão de Direitos Humanos da OAB-Campinas, comissão que tem a função de proteger o cidadão contra as violências do Estado.
Veja mais:
Criador do ‘Escola Sem Partido’ fez modelo de notificação na internet para ameaçar professores
Resolução de Conselho Nacional manifesta ‘repúdio’ ao ‘Escola Sem Partido’
‘Escola sem partido’ é a síntese perfeita, a essência mais pura do golpe
(foto divulgação) A obra de João Donato ganha nova leitura no show “Donato em 1…
(foto caio santos - divulgação) A banda TEAfonia, formada por músicos autistas, se apresenta no…
(foto global sumud flotilla) A Justiça condenou o vereador de Campinas Vini de Oliveira (Cidadania)…
Professora e intérprete de Libras Michelle Gonçalves Dinamarco, vencedora do concurso em 2025 (imagem divulgação)…
(imagem divulgação) Coletivo de fortalecimento feminino através da literatura marca presença no Flipoços 2026 com…
Bosque dos Jequitibás (foto rogério capela - arquivo pmc) Um Projeto de Lei Ordinária (PLO)…