As janelas do histórico prédio do Jockey Club, localizado na praça Bento Quirino, no centro da cidade de Campinas, receberão um atrativo especial no sábado, 23, a partir das 20h, com a cantata em homenagem ao compositor e maestro Carlos Gomes. No domingo, 24, a sonoridade do músico continua no concerto da Sinfônica de Americana com solistas da Abal (Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos) na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, às 20h, no Jardim Guanabara.

Na praça Bento Quirino, o público, acomodado nas cadeiras que serão instaladas no espaço, poderá apreciar as canções do compositor campineiro nas vozes dos sopranos Regina Márcia Moura Tavares e Marina Gabetta, da mezzo soprano Vera Pessagno Bréscia, dos tenores Vicente Montero e Alcides Acosta, e do barítono José Joaquim Chiavegato. Os intérpretes serão acompanhados pelo pianista José Francisco da Costa.

No repertório, a ária de Ilara, O Ciel di Parahyba (terceiro ato), e canções, como Conselhos, Sempre Teco, Quem sabe?!, Suspiro d’alma, Tu m’ami, o Hino Progresso (Hino de Campinas), Ave Maria, Addio, Eternamente, Cos’é l’ amore, Rondinella, Io ti vidi, Mon Bonheur, Noces d’ Argent, Aurora e Tramonto, além de temas da ópera Il Guarany.

A Orquestra Sinfônica de Americana, em parceria com a Abal, apresenta concerto no próximo domingo, às 20h, na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes. Sob regência do maestro Álvaro Peterlevitz, a soprano Marina Gabetta, o barítono Nelson Nicola Dimarzio, o tenor João Gabriel Bertolini e o baixo Rafael Leoni interpretarão árias das óperas Il Guarany, Lo Schiavo e Salvator Rosa, além das canções “Realtá” e “Quem sabe?!”. A orquestra também irá interpretar a Protofonia da ópera Il Guarany e a Sonata em Ré, conhecida como Burrico de Pau. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Cantata a Carlos Gomes
Local: Jockey Club Campineiro, praça Bento Quirino, Centro – Campinas
Data: 23 de setembro, sábado, 20h
Entrada gratuita

Concerto
Sinfônica de Americana e solistas da Abal
Quando: 24 de setembro, domingo, às 20h
Onde: Igreja Nossa Senhora de Lourdes (Rua Gonçalves César, 79 – Jardim Guanabara. Campinas)
Entrada gratuita