Poderá ser vista até o dia 20 de outubro, na Livraria Pontes, em Campinas, a exposição “Paisagens seccionadas: do mergulho à superfície”, que reúne trabalhos da artista plástica Nale Simionatto.

A exposição apresenta onze telas de várias dimensões realizadas com tinta acrílica sobre tela.

Nas obras, a artista busca mostrar que a paisagem pode ser seccionada em vários planos sem que com isso ela perca sua beleza, movimento e capacidade de acalmar a mente de quem a olha.

Nale Simionatto nasceu em Novo Horizonte, SP (Brasil), e reside em Campinas desde 1971. Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 1976 e advogada formada pela Universidade Paulista em 2006, é também pianista com graduação pelo Conservatório Musical de Catanduva em 1970. Estudou desenho e pintura com Francisco Biojoni, Vera Ferro e Paulo Branco. Participou de exposições coletivas e individuais na Galeria Sede, no Atelier Vivaz, Ateliê Lisa França, Ateliê Licia Simoneti, Estação de Cultura de Campinas, Livraria Saraiva de Campinas e de São Paulo, Shopping Butantã em São Paulo, dentre outros. Em Piracicaba, expôs na Casa do Povoador e, como cartunista, teve trabalhos selecionados para o Salão Batom, Lápis e TPM de Piracicaba. Uma seleção de suas obras pode ser encontrada no site da artista.

Nale Simionatto também fez parte do projeto Carta Campinas Visuais, realizado no ano de 2016. Um pouco de seu trabalho foi mostrado em “Uma música de cores abstratas: a arte e as mulheres de Nale Simionatto”. 

Quantas paisagens existem?
As pinceladas que cartografam geografias, seguem outras que revelam o tempo.
Paisagens do tempo.
Tempo que passa e dilui fronteiras do sonho e vigília.
Tempo brisa, tempo leve.
Marcas e acúmulos imperceptíveis,
Rupturas e retomadas.
Tanto espaço! Eis o tempo que carregamos sob os fios que tramam nossos dias. Paisagens feitas no silêncio, movimento que segue sempre na matéria que somos.
Eni Ilis

“Passei um longo período realizando pinturas em que o foco eram seres humanos, particularmente mulheres. Como os trabalhos valorizavam principalmente sentimentos como alegria, melancolia, timidez, vivacidade, malícia, sensualidade, maternidade, maturidade, velhice, dentre muitos outros, mergulhei profundamente nas minhas próprias vivências a fim de transmiti-los nas posturas corporais, olhares e expressões faciais das personagens. Esse mergulho me fez querer voltar à superfície para um descanso. Assim, pintar paisagens veio ser um alento na medida em que a linha do horizonte me fez divagar livremente. Entretanto, desenvolvi o conjunto da obra de forma mais ou menos singular. Comecei a traçar a secção da paisagem em planos, de forma que criei linhas divisórias entre céu, terra, vegetação e água. Em alguns trabalhos essa secção é bem delineada, já em outros é mais sútil. Todavia, pretendi que esse esquartejamento pudesse ser algo prazeroso ao olhar e não, simplesmente, um projeto a ser realizado de forma puramente teórica e matemática, que acabasse “endurecendo” as obras e tirando-lhes o movimento”.

“São paisagens criadas livremente em que as cores e os planos foram o meu maior interesse”.
Nale Simionatto

Abertura: 16 de setembro às 10h30
Período: de 16 de setembro a 20 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, sábados das 9h às 13h
Local: Livraria Pontes
Endereço: Rua Dr. Quirino 1223 – Centro, Campinas
Entrada gratuita
Convênio com estacionamento Teixeira, Rua César Bierrembach, 184