A organização internacional Transform catalogou alguns dados sobre a política de descriminalização das drogas ocorrida em Portugal em 2001. Os gráficos comprovam o sucesso absoluto da política antidroga de Portugal que não criminaliza mais as pessoas. O país se tornou um observatório para o mundo.

Portugal praticamente eliminou em 2001 todas as punições para a posse individual de drogas, exceto algumas taxas quando se é flagrado com drogas. Diziam que o uso de drogas iria disparar, mas o que ocorreu foi o contrário.

Como este gráfico abaixo mostra, o uso subiu ligeiramente em 2007 (uma tendência comum com outros países similares), mas já recaiu. Há uma tendência de queda, principalmente nos que dizem ter usado droga no último ano ou no último mês. Isso reforça o argumento de que criminalizar as pessoas é uma maneira equivocada e desumana de tentar impedir o uso de drogas.


Outro dado importante é a taxa de uso de drogas entre a população adulta (pesquisa entre 15 e 64 anos). Há também uma tendência de queda. Veja gráfico abaixo:

O mais incrível é que não foi só o consumo de drogas que diminuiu com a descriminalização controlada do governo. O número de mortes causadas pelo uso de drogas ilícitas é considerado pela Transform como um indicador-chave. Como mostra o gráfico abaixo, as mortes relacionadas às drogas diminuíram significativamente desde 2001. É importante ressaltar que esse declínio está ligado às medidas de redução de danos que acompanharam a descriminalização das drogas.

A queda fez de Portugal o segundo país com menor número de mortes relacionadas às drogas da Europa, segundo dados do Centro Europeu de Monitoramento de Drogas e publicadas pelo Independent. Veja gráfico abaixo:

Um outro benefício com a descriminalização das pessoas usuárias de drogas em Portugal está ligada à queda no número de indivíduos contaminados por HIV-AIDS. Houve uma grande queda de pessoas contaminadas após a descriminalização em 2001. Veja gráfico abaixo:

Veja mais sobre Portugal no Carta Campinas:

Após descriminalização da mulher, números de abortos diminuem em Portugal

Portugal comemora 15 anos de sucesso da política que descriminalizou as drogas

Naturalista expõe a história que permitiu o grande incêndio nas florestas de Portugal