Para professor da Unicamp, governo Temer acabou e Aécio Neves é o novo Eduardo Cunha

O cientista político e professor da Unicamp, Marcos Nobre, afirmou que a possibilidade de o governo Michel Temer (PMDB) conseguir aprovar mais alguma reforma, após a votação do dia 2, é praticamente nula.

Ou seja, é um governo politicamente acabado, a espera do fim. “Ah, não. Isso acabou. Eles já admitem que a Reforma da Previdência não vai dar. Agora é aquele momento Sarney (ex-presidente José Sarney)”, disse em entrevista ao portal da BBC Brasil.

Para ele, a questão agora é como organizar o “governo Sarney” nesse último ano e meio. “É um governo totalmente dependente do Centrão, que agora passou a ser articulado por Aécio Neves, do PSDB”, diz.

Ele também afirmou que as elites econômicas imaginaram passar o poder ao Temer para implementar a agenda que nenhum governante que depende de votos seria capaz de tocar, mas se equivocaram, foi um lance malfeito. “O que passou até agora é um Frankenstein. A Reforma Trabalhista é uma loucura, metade do empresariado acha que não faz muito sentido”, afirma.

Para Nobre, a disputa interna do PSDB, que ficou evidente na votação que livrou Temer da investigação, quando os votos do partido foram metade a favor e metade contra,  mostra um PSDB rachado, com metade  já integrada ao Centrão (por influência de Aécio) contra o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Para o cientista, Aécio parecia morto, mas hoje é um morto-vivo. “Aécio é o novo Eduardo Cunha”, afirma, em referência à articulação dos interesses econômicos e fisiológicos dentro do Congresso. Para se safar, Aécio “grudou no governo Temer e grudou no Centrão. Para Aécio, defender Temer é defender a si mesmo”, diz. Aécio já abandonou a pretensão presidencial, ele agora estaria grudado na máquina econômica e fisiológica. (Veja entrevista) (Carta Campinas)

Recent Posts

Geraldo Alckmin participa de ato pela virada em Campinas nesta quarta-feira

(foto ricardo stuckert) A cinco dias do segundo turno, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) estará…

3 hours ago

Comédia autobiográfica ‘Meu Remédio’, com Mouhamed Harfouch, chega a Campinas

(foto gustavo de freitas - divulgação) As experiências de quem cresce entre culturas diferentes, os…

8 hours ago

‘O Sul é o Nosso Norte’ reúne 35 artistas em torno da arte como resistência às catástrofes

Detalhe de obra do artista João Botas (foto divulgação) “O que pode o artista diante…

8 hours ago

Kiusam de Oliveira participa de Encontro de Escritores Negros na PUC-Campinas

(foto fernanda sunega - arquivo pmc) Campinas recebe nesta quarta-feira, 21 de outubro, às 19h,…

9 hours ago

Debate presidencial sem checagem dos fatos ao vivo é manipulação das emissoras de TV

(imagens reprodução) Um debate eleitoral para presidência da República sem checagem ao vivo sobre a…

12 hours ago

Grupo Sambaki apresenta os afro sambas de Baden Powell e Vinícius de Moraes

(imagem divulgação) No dia 22 de outubro (quinta-feira), às 20h, o Auditório da ADunicamp recebe…

14 hours ago