A Unicamp passou a USP (Universidade de São Paulo) como a melhor Universidade da América Latina segundo ranking divulgado nesta quinta-feira (20) pela revista Times Higher Education (THE), que é conhecida pela avaliação das instituições de ensino superior em âmbito internacional.

Esta é a segunda edição da Times Higher Education Latin America. Na primeira, organizada em 2016, a Unicamp ocupou a segunda colocação, tendo a Universidade de São Paulo (USP) à sua frente. Também estão entre as dez primeiras colocadas as seguintes universidades brasileiras: Universidade Federal de São Paulo (Unifesp – 7ª posição), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – 8ª posição) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio – 9ª posição). No ranking, as universidades privadas brasileiras estão entre as piores da América Latina.

A Times Higher Education Latin America avaliou 81 universidades latino-americanas. A análise foi feita com base os mesmos critérios do THE World University Rankings, mas com ajustes para refletir melhor as características das instituições da região.

Ao todo, são analisados 13 indicadores de desempenho nos segmentos de ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e grau de internacionalização. Os critérios gerais são os mesmos – ensino, pesquisa, citações, perspectiva internacional e renda vinda da indústria – mas os pesos são diferentes.

Phil Baty, editor dos rankings Times Higher Education, lembrou que no quadro geral o Brasil teve uma piora. “Apesar de o Brasil estar bem representado, apenas 18 universidades brasileiras estão entre as 50 melhores, uma piora em relação ao ano passado, quando 23 estavam presentes. No total, 20 universidades do Brasil baixaram de posição. Muitas destas universidades melhoraram a sua pontuação total desde o ano passado, mas perderam terreno devido ao aumento da concorrência e porque outras instituições melhoraram em um ritmo mais rápido”. (Carta Campinas com informações de divulgação)