O jornal Diário da Franca, do interior de São Paulo, copiou, publicou e se apropriou de uma reportagem da Carta Campinas em sua versão impressa sem dar crédito a autora Verônica Lazzeroni Del Cet e nem ao site Carta Campinas.

O jornal copiou parágrafo por parágrafo e, pior, escreveu no início do texto, “Da Redação/DF”, indicando que a reportagem seria de autoria da equipe de redação do próprio Jornal da Franca.

Essa não é a primeira vez que o site Carta Campinas tem seu material usado sem crédito. Um site, que já não existe mais, também fez isso com uma material sobre o aumento da violência no interior do Estado de São Paulo, durante os últimos 20 anos.

Desta vez, a reportagem de Verônica Lazzeroni fala do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Corrupção (CEPC) que, desde 2010, conta com um grupo de 20 voluntários que idealizaram e formaram o Projeto Política para Jovens.

Todos os membros do grupo são estudantes – de diferentes cursos – da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e atuam no grupo levando o projeto para escolas públicas do interior do estado de São Paulo.

No site do jornal na internet não consta nome de pessoas que fazem o jornal ou são responsáveis, mas tem telefone para contato. O domínio está registrado em nome de Juliano Cistovao Japaulo. O editor do jornal, Renê Moreira, alertado sobre a situação irregular, reconheceu que publicou o material e disse que ele havia sido enviado pela assessoria de imprensa da Unesp de Franca. Disse também que encaminharia o e-mail da Unesp para o site Carta Campinas, mas não encaminhou até o momento.

A assessoria de imprensa da Unesp, em Franca, negou que tenha enviado qualquer e-mail e que simplesmente republicou, com o crédito e link. o material de Verônica Lazzeroni Del Cet no site da instituição (veja imagem). Esse é o modo mais correto de republicar a produção do Carta Campinas, que autoriza a republicação somente em páginas da internet, desde que com crédito do autor, do site e link para a página original.