Sérgio Moro afirma em despacho que notícia de jornal tem valor de prova

A defesa do ex-presidente Lula fez 10 questões para que o juiz da Lava Jato, Sérgio Moro, explicasse alguns pontos da condenação de Lula. Esses questionamentos são chamados de embargos de declaração.

Um dos mais polêmicos pontos da decisão de Moro foi tomar notícias de jornal, das organizações Globo, como prova material para condenar Lula.

Para Cristiano Zanin, advogado de Lula, o juiz não poderia ter assinado a condenação com base em informações divulgadas pela imprensa. Na sentença, Moro citou duas reportagens do jornal O Globo, de 2010 e 2014, que atribuíram ao ex-presidente um triplex em Guarujá (SP), imóvel que é a base de toda a denúncia do Ministério Público Federal. A denúncia afirmava que o triplex foi dado pela empreiteira OAS em troca de favorecimento em contratos da Petrobras. (Veja que em outro trecho do despacho Moro diz que Lula não foi condenado por isso).

Moro respondeu à defesa dizendo que o jornal O Globo  é um “entre vários elementos probatórios, que tornam inconsistente o álibi da defesa de que qualquer discussão sobre o apartamento triplex só teria surgido em dezembro de 2013”. Uma das reportagens, no entanto, é de 2014.

Ele ressaltou que não estava tomando a reportagem como verdade por si só, “mas como um dos vários outros elementos probatórios nesse sentido”. O juiz acaba reconhecendo que a Rede Globo produziu provas contra Lula.

 

Recent Posts

Itaipu se transformou em um ecossistema de pesquisas em energias renováveis

(foto tânia rego - ag brasil) O reservatório de água da usina de Itaipu, na…

10 hours ago

Sucesso de Dias Gomes na TV, O Bem Amado vira musical com apresentação em Campinas

(imagem divulgação) O musical “Nos Passos do Bem Amado” será apresentado no Centro de Convivência…

16 hours ago

João Machado, o fotógrafo do sertão, apresenta seu trabalho autoral em bate-papo no NuFCa

(fotos joão machado) Na próxima quinta-feira, 23 de abril, às 20h, o Núcleo de Fotografia…

2 days ago

Roda com o Clube de Campinas e convidados comemora o Dia Nacional do Choro

(foto marcia piccin - divulgação) O Dia Nacional do Choro é comemorado nesta quinta-feira, 23…

2 days ago

‘Brace’, do coreógrafo e bailarino moçambicano Edivaldo Ernesto, chega a Campinas

(foto acervo pessoal) O Teatro do Sesc Campinas recebe nesta quarta-feira, dia 22 de abril,…

2 days ago

Festival celebra a criatividade e a inovação que nascem nas periferias

(foto leo souza - divulgação) Campinas recebe nesta terça-feira, 21 de abril, a quarta edição…

2 days ago