Depoimento sobre amamentação: um verdadeiro privilégio

Por Anna Carolina Cardoso

Um verdadeiro privilégio poder dividir esse momento que considero um dos mais importantes da minha vida e o mais sublime na vida de uma mulher.

Realizei um sonho ao me tornar mãe, mas quando engravidei junto com a felicidade maior do mundo, vieram os receios, medos e insegurança e o principal deles era a amamentação.

Tinha muito medo de não poder amamentar, pois tenho silicone e só pensava que poderia afetar. Mas meus médicos me tranquilizaram que eu poderia sim amamentar. A partir comecei a ler sobre assunto, agora não só como nutricionista mas como mãe também, li relatos, blogs, conversei com amigas, minha mãe, minha médica que sempre me incentivaram e me prepararam positivamente para amamentar meu Joaquim.

Sou mãe solo, o que poderia deixar meu psicológico mais abalado mas minha família foi meu porto seguro, uma bênção nessa fase de preparação pra chegada do bebê e até nos primeiros meses da amamentação. Todos pensam, assim que nascer o bebê já vai se encaixar direitinho e sair mamando lindamente, mas não é bem assim.

Tive dificuldades embora todo apoio das amigas e família, as primeiras mamadas o Joaquim não pegava corretamente e sugava tão forte que doía. Mas com o tempo fomos entrando numa sintonia tão boa e mesmo com dor eu não desisti, pois queria muito alimentá-lo, sentir essa sensação única que retrata muito do que é ser mãe.

Graças à Deus não tive rachaduras, nem machucados, só empedrou algumas vezes, mas nada que uma boa mamada não resolvesse.  Depois de toda fase difícil, foi só alegria esse nosso momento, tão prazeroso estar ali com ele, quantas noites em claro, quanto cansaço, quantos banhos não tomados, quanta ansiedade, quantos pratos frios de comida, quantos dias inteiros de pijama, quanto amor dedicado somente pra ele, pra ver ele crescendo forte, saudável, ganhando peso e crescendo tão lindo.

E aqui estamos ainda, firmes e fortes na amamentação prolongada, são 3 anos e 7 meses de amor líquido. Me sinto forte, transformada, realizada e muito orgulhosa de mim mesma. E confesso que nem penso, nem imagino um desmame por aqui tão cedo. Sei como ele ama mamar e eu também amo amamentar e enquanto estiver bom pra nós dois, continuaremos assim.

Mamães uma dica: se informem, busquem ajuda, apoio, não desistam porque esse momento é mágico, ver aquela carinha te admirando, sentir aquele carinho, sentir coraçãozinho batendo junto ao teu e ver como crescem por nossa causa, isso não tem nada que pague. Só agradeço por ter conseguido chegar aonde cheguei, e hoje pra mim não tem momento tão nosso, tão repleto de amor quanto esse.

Veja mais sobre Semana Mundial da Amamentação

Recent Posts

A construção do comum na consciência de classe estrutural

(imagem reprodução divulgação) Imagina uma fábrica ou empresa hipotética em que, em determinado momento, perto…

10 hours ago

Criolo mostra em Campinas uma trajetória que nunca coube apenas no rap

(foto divulgação) Criolo chega a Campinas no dia 19 de setembro com um show que…

11 hours ago

Senadores já discutem pedido de impeachment contra André Mendonça

Senadores da República articulam a apresentação de um pedido de impeachment contra o ministro do…

15 hours ago

Banda campineira Forróbaile lança o primeiro álbum em show gratuito na Sala dos Toninhos

(foto reprodução - instagram) A banda campineira Forróbaile apresenta ao vivo, pela primeira vez, o…

19 hours ago

Experiência imersiva leva a uma viagem histórica e cultural pela Grande Muralha da China

(foto tati ferro - divulgação) A história, a cultura e as transformações da China ao…

21 hours ago

Mendonça precisa mostrar 37 notas emitidas em 3 dias próximos ao encontro secreto com Vorcaro

(imagem reprodução) O ministro André Mendonça, do STF, precisa explicar e mostrar as 37 notas…

2 days ago