Neste mês de julho, o Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, exibirá quatro animações produzidas pelo famoso estúdio japonês Studio Ghibli, com direção de Hayao Miyazaki. Todos os filmes são dublados.

O ciclo “Studio Ghibli” tem curadoria do crítico de cinema e jornalista Ricardo Pereira e de Andreia Reis de Souza.

As exibições são gratuitas e abertas ao público em geral. Veja abaixo mais detalhes da programação:

Terça-feira, 4 de Julho, 14h
A VIAGEM DE CHIHIRO
direção de Hayao Miyazaki
O filme conta a surreal história de Chihiro, uma mimada garota de 10 anos. Quando seus pais contam que estão de mudança para outra cidade, a garota fica furiosa. Em meio a lembranças de seus amigos que terá que deixar, Chihiro percebe que seu pai se perdeu no caminho para a nova cidade, parando em um túnel aparentemente eterno, guardado por uma estranha estátua. É o início da jornada de Chihiro em um mundo povoado por seres fantásticos. Japão, 2002. Colorido, 125 min.

Terça-feira, 11 de Julho, 14h
O CASTELO ANIMADO
direção de Hayao Miyazaki
A jovem Sophie é covardemente amaldiçoada por uma bruxa e se transforma em uma mulher velha e doente. Para não ser vista neste estado, ela foge e, sem forças, acaba ficando no castelo do mago Hauru, aparentemente abandonado. Lá, ela conhece um demônio de fogo chamado Calcifer, que também foi amaldiçoado, e o mago Markos. Japão, 2004. Colorido, 119 min.

Terça, 18 de Julho, 14h
MEU AMIGO TOTORO
direção de Hayao Miyazaki
Mei, é uma jovem que encontra uma pequena passagem em seu quintal, que a leva à um lendário espírito da floresta, conhecido como Totoro. Sua mãe está no hospital, e seu pai, divide o tempo entre dar aulas na faculdade e cuidar de sua mulher doente. Quando Mei, tenta visitar a mãe por conta própria, se perde na floresta, e só o grande e fofo Totoro, pode ajudar a menina a achar o caminho de volta para casa. Japão, 1988. Colorido, 86 min.

Terça-feira, 25 de Julho, 14h
O SERVIÇO DE ENTREGAS DE KIKI
direção de Hayao Miyazaki
Kiki é uma jovem bruxa que acabou de completar 13 anos. Segundo a tradição, quando atingem essa idade, todas as bruxas devem sair de casa por um ano para aprender a viver por conta própria. Ela se muda para a cidade de Korico, junto com Jiji, seu gato falante. Lá ela aprende a seguir em frente com sua vida, apesar de todas as dificuldades que possam surgir. Japao, 1989. Colorido, 105 min.