Artista plástico Gilberto Salvador realiza exposição ‘Água + Forte’ no MACC

O artista plástico Gilberto Salvador, conhecido por sua ousadia ao manifestar, em obras públicas, sua postura política e reflexões nas questões ambientais, inaugura dia 10 de agosto a exposição “Água + Forte”, no Museu de Arte Contemporânea de Campinas.

O Salão de Arte Contemporânea de Campinas teve grande importância na história das artes nas décadas de 60 e 70, juntamente com o Salão Nacional no Rio de Janeiro e a Bienal de São Paulo, foi um marco na produção de artes plásticas em nosso País, qualificando as referências mais expressivas deste período.

Presença constante neste acervo, o museu convidou o artista plástico para realizar a mostra individual “Água + Forte”, que leva o subtítulo “Vida”.

A curadoria, feita pelo artista, selecionou um núcleo de gravuras em metal de grandes dimensões sobre a temática da água; um conjunto de monotipias referenciais às gravuras; um conjunto de aquarelas e uma instalação denominada “Swimming Poll”. A mostra abrangerá toda área expositiva do MACC.

“Entendo que o elemento essencial da vida em nosso Planeta Terra seja a água. E foi com a intenção de homenageá-la, que venho nos últimos 10 anos, desenvolvendo uma série de obras que tangenciam essa questão, seja em esculturas que usam as sementes e o seu significado vital em convívio com a água, ou em gravuras, aquarelas e pinturas com as mais variadas configurações”, afirma Gilberto Salvador.

Não é a primeira vez que Gilberto Salvador tem suas obras expostas em Campinas. Em 2014, o artista inaugurou a escultura ‘Vitória Régia’, na Pedreira do Chapadão, que está no local até hoje.

A ideia de realizar esta exposição no Museu de Arte Contemporânea de Campinas segue uma proposta de interiorização pelo estado de São Paulo, proposta pelo artista.

Arquiteto e professor universitário, Gilberto Salvador destacou-se por seu espírito inquieto, pela inovação formal e por uma singular ousadia ao colocar as questões estéticas, embasadas num sólido conhecimento das questões sociais e ecológicas. Desta maneira, muito jovem, realizou uma série de trabalhos utilizando ícones da sociedade de massa, oriundos das histórias em quadrinhos e da comunicação comercial, mas de manifesto caráter crítico, que causou comoção por seu conteúdo político e formal. O artista avançou nas áreas da pintura, escultura, aquarela e da gravura, realizando uma profunda reflexão sobre as questões ambientais, sendo um brasileiro na busca da consciência ecológica e no entendimento do nosso mundo como um ser vivo e de habitantes interdependentes. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição “Água + Forte” de Gilberto Salvador
Data: 10 de agosto a 15 de outubro
Horários:
De terça a sábado – das 10h às 18h (quinta das 10 às 22h)
Domingos e feriados – das 09h às 12h / segunda-feira fechado
Local: Museu de Arte Contemporânea de Campinas
Endereço: Av. Benjamin Constant, 1633 – Centro, Campinas – SP
Informações: (19) 2116.0346 e (19) 3236.4716
Apoio: Fundação Marcos Amaro
***O museu de Arte Contemporânea de Campinas, dispôs para essa mostra, o conjunto do espaço expositivo para abraçar toda diversidade de obras, na proposta e produzirá um depoimento/debate com o artista durante a exposição.

Ficha Técnica
Secretaria Municipal de Cultura: Claudiney Rodrigues Carrasco
Diretoria de Cultura: Veridiana Weinlich
Coordenadoria de Extensão Cultural: Mary Angela Biason
Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti”
Chefe de Setor: Fernando de Bittencourt
Equipe de Produção: Guiomar Aparecida Sadowski de Lima, Luis Alberto Russo da Silva, Wilson Roberto Martins Dutra
Equipe Técnica: Denise Aranha Torres, Maria do Carmo Cassaniga, Paulo de Tarso Leite do Canto, Ronaldo Alves Ribeiro

Curadoria: Gilberto Salvador
Coordenação Geral: Ana Roso
Fotografia: Henrique Luz
Master Print: Claudio Vasquez
Projeto Gráfico: Paulo
www.fgs.org.br

Recent Posts

Itaipu se transformou em um ecossistema de pesquisas em energias renováveis

(foto tânia rego - ag brasil) O reservatório de água da usina de Itaipu, na…

6 hours ago

Sucesso de Dias Gomes na TV, O Bem Amado vira musical com apresentação em Campinas

(imagem divulgação) O musical “Nos Passos do Bem Amado” será apresentado no Centro de Convivência…

12 hours ago

João Machado, o fotógrafo do sertão, apresenta seu trabalho autoral em bate-papo no NuFCa

(fotos joão machado) Na próxima quinta-feira, 23 de abril, às 20h, o Núcleo de Fotografia…

2 days ago

Roda com o Clube de Campinas e convidados comemora o Dia Nacional do Choro

(foto marcia piccin - divulgação) O Dia Nacional do Choro é comemorado nesta quinta-feira, 23…

2 days ago

‘Brace’, do coreógrafo e bailarino moçambicano Edivaldo Ernesto, chega a Campinas

(foto acervo pessoal) O Teatro do Sesc Campinas recebe nesta quarta-feira, dia 22 de abril,…

2 days ago

Festival celebra a criatividade e a inovação que nascem nas periferias

(foto leo souza - divulgação) Campinas recebe nesta terça-feira, 21 de abril, a quarta edição…

2 days ago