Ícone do site CartaCampinas

‘Paisagens reais ou nem tanto’ reúne 18 quadros em óleo sobre tela de Aécio Consolin

No próximo dia 1º de julho, às 10h30, será aberta na Livraria Pontes, em Campinas, a exposição “Paisagens reais ou nem tanto”, com obras de Aécio Consolin.

A exposição é composta por 18 quadros em técnica única – óleo sobre tela, que retratam paisagens que cercam o artista ou que existem insolitamente no espaço inacessível da criação. Inacessível no sentido de que é impossível antecipar as formas que, mesmo abstraídas, revelam-se paisagens. Paisagens guardadas na memória podem abrir outras paisagens…

“Sou autodidata e não faço da pintura uma atividade profissional, tanto que passo longas temporadas sem pintar. Exponho estes trabalhos, parte da um acervo bem maior, inclusive para testar a reação diante de quadros acadêmicos (gênero que poucos cultivam atualmente) e esse enclave na minha pintura, representado pelas telas que não se atêm à realidade visual palpável, mas buscam uma representação virtual de paisagens ideias e/ou mentais”, diz o artista.

Aercio Consolin nasceu em Morungaba, onde vive. Foi professor de Língua. Além da pintura, que apareceu primeiro como forma de expressão, Aercio também possui seis livros, contos e romances publicados.

A exposição poderá ser vista até o dia 4 de agosto. A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

O que é a paisagem? Que geografia é essa na qual se habita, se percorre?
Formas e cores de presenças e atmosferas.
A paisagem é a pele do mundo e quantas interferências a lhe marcar outras paisagens! Tantas! Tantas a criar fronteiras, limites, espaços!
Em qual passeamos? Em qual somos contempladores e andarilhos? Em qual deixamos as marcas de nossos passos e também carregamos e incorporamos?
Tela de uma paisagem é escolha, é consciência, é manifestação enlaçada ao tempo da contemplação e labor – e nisso quantos trajetos empreendidos! – que permanece para que seja uma oferta ao olhar do outro.
Eni Ilis

Exposição PAISAGENS REAIS OU NEM TANTO
Artista: Aécio Consolin
Abertura 01/07 às 10h30
Período: 01/07 a 04/08/2017
Local: Livraria Pontes
Rua Dr. Quirino, 1223 Centro
Horário da Livraria: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, domingos e feriados não abre
Entrada gratuita
Convênio com estacionamento

Sair da versão mobile