No próximo dia 1º de julho, às 10h30, será aberta na Livraria Pontes, em Campinas, a exposição “Paisagens reais ou nem tanto”, com obras de Aécio Consolin.

A exposição é composta por 18 quadros em técnica única – óleo sobre tela, que retratam paisagens que cercam o artista ou que existem insolitamente no espaço inacessível da criação. Inacessível no sentido de que é impossível antecipar as formas que, mesmo abstraídas, revelam-se paisagens. Paisagens guardadas na memória podem abrir outras paisagens…

“Sou autodidata e não faço da pintura uma atividade profissional, tanto que passo longas temporadas sem pintar. Exponho estes trabalhos, parte da um acervo bem maior, inclusive para testar a reação diante de quadros acadêmicos (gênero que poucos cultivam atualmente) e esse enclave na minha pintura, representado pelas telas que não se atêm à realidade visual palpável, mas buscam uma representação virtual de paisagens ideias e/ou mentais”, diz o artista.

Aercio Consolin nasceu em Morungaba, onde vive. Foi professor de Língua. Além da pintura, que apareceu primeiro como forma de expressão, Aercio também possui seis livros, contos e romances publicados.

A exposição poderá ser vista até o dia 4 de agosto. A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

O que é a paisagem? Que geografia é essa na qual se habita, se percorre?
Formas e cores de presenças e atmosferas.
A paisagem é a pele do mundo e quantas interferências a lhe marcar outras paisagens! Tantas! Tantas a criar fronteiras, limites, espaços!
Em qual passeamos? Em qual somos contempladores e andarilhos? Em qual deixamos as marcas de nossos passos e também carregamos e incorporamos?
Tela de uma paisagem é escolha, é consciência, é manifestação enlaçada ao tempo da contemplação e labor – e nisso quantos trajetos empreendidos! – que permanece para que seja uma oferta ao olhar do outro.
Eni Ilis

Exposição PAISAGENS REAIS OU NEM TANTO
Artista: Aécio Consolin
Abertura 01/07 às 10h30
Período: 01/07 a 04/08/2017
Local: Livraria Pontes
Rua Dr. Quirino, 1223 Centro
Horário da Livraria: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, domingos e feriados não abre
Entrada gratuita
Convênio com estacionamento