Ícone do site CartaCampinas

1º Casarão das Violas destaca inúmeras sonoridades da viola caipira

As inúmeras sonoridades da viola caipira prometem embalar com encanto os primeiro dias de junho do Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo. Entre quinta-feira (8/6) e domingo (11/6), o espaço abrigará a primeira edição do Casarão das Violas. O evento musical terá shows, encontros, lançamento de disco e apresentações folclóricas de violeiros e grupos vindos de diversas partes do Sudeste do Brasil, entre os quais Levi Ramiro, Paulo Freire, Catira de São Gonçalo e Vento Viola. O ingresso é no chapéu (contribuição espontânea).

“Esse encontro nasce de uma vontade antiga de reunir diversos violeiros no Casarão, já que o nosso espaço vem sendo um importante reduto de violas e cantorias. Por isso, o objetivo desse Casarão das Violas, que será o primeiro de muitos outros, é dialogar com artistas que estão pensando, tocando, estudando e sonhando com esse instrumento tão precioso para a nossa cultura popular. Trata-se de uma vivência entre plateia e músicos que tem o intuito de celebrar os inúmeros sons da viola caipira e suas diversas possibilidades”, destaca o violeiro João Arruda, curador do evento.

Os convidados

Dandô (Circuito de Música Dércio Marques)
A caravana musical Dandô, idealizada pela cantora Kátya Teixeira, presta uma homenagem ao cantador Dércio Marques, falecido em 2012. Na edição do projeto dentro do Casarão das Violas, o palco será ocupado pelos violeiros João Arruda (anfitrião) e Rodrigo Zanc (convidado).

Renato Caetano
A apresentação de Renato Caetano (violeiro, compositor, professor e mestre em música pela Escola de Música da UFMG) está baseada no álbum instrumental As Dez Cordas de Liverpool – Um Tributo. No ponteado da viola, o músico brinda a plateia com sucessos de The Beatles, entre os quais The Long and Winding Road, And I Love Her e Come Together.

Paulo Freire
Violeiro e contador de causo dos bons, Paulo Freire tira a viola da sacola para embalar os ouvidos do público com canções de Pórva, o seu mais recente álbum, com histórias coletadas nos quatro cantos do Brasil durante as andanças e com composições emblemáticas da sólida carreira, entre as quais Seca, Cais do Corpo e Pedro Paulo.

Vento Viola
O show Em Nome do Vento, do mineiro Grupo Vento Viola, brinda a plateia com as 13 canções do álbum homônimo recém-lançado. Entre uma canção e outra, de forma bastante descontraída, os integrantes narram histórias da época da fundação do grupo e ainda revelam curiosidades sobre algumas canções do disco. Destaque a Cheiro de Minas, Andarilho da Noite e Contas da Lua.

Catira de São Gonçalo
Nascido em 2016, durante um encontro entre violeiros, catireiros e foliões de reis no Centro de Cultura Caipira e Arte Popular de Campinas, o grupo resgata músicas conhecidas do público caipira, além de compor as próprias modas de viola e os recortados.

Levi Ramiro e Jackson Ricarte
O renomado violeiro e luthier Levi Ramiro, vencedor do Prêmio Rozini 2010 “Excelência da Viola Caipira”, convida Jackson Ricarte para uma dobradinha musical entre amigos. Do primeiro, o espectador confere sucessos de álbuns como Maracanãs, Prosa na base do Ponteio e Capiau. Do segundo, canções do disco Estrada Afora, que passeia entre o cururu e o baião. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Programação completa

Quinta-feira (8/6), às 20h
Projeto Dandô (Circuito de Música Dércio Marques), com Rodrigo Zanc e João Arruda

Sexta-feira (9/6),
às 20h
As Dez Cordas de Liverpool, com Renato Caetano
às 20h30
O Violeiro Descoberto, com Paulo Freire

Sábado (10/6), às 20h
Show e lançamento do álbum Em Nome do Vento, do Grupo Vento Viola

Domingo (11/6),
às 18h
Catira de São Gonçalo
às 19h
Encontro de Levi Ramiro e Jackson Ricarte

Onde: Centro Cultural Casarão (Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n, Terras do Barão, em Barão Geraldo)
Quanto: Ingresso no chapéu (contribuição espontânea). Os convites serão distribuídos uma hora antes das apresentações.
Informações: (19) 3287-6800

Sair da versão mobile